Política

Já há datas para João Galamba e Frederico Pinheiro serem ouvidos na comissão parlamentar de inquérito à TAP

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 12-05-2023

 O ministro das Infraestruturas, João Galamba, vai ser ouvido na quinta-feira na comissão parlamentar de inquérito à TAP, um dia depois do adjunto que demitiu, Frederico Pinheiro, numa situação polémica.

PUBLICIDADE

Estas foram algumas das audições marcadas pela mesa e coordenadores da comissão parlamentar de inquérito à TAP e anunciadas aos jornalistas pelo novo presidente, o socialista António Lacerda Sales, segundo o qual este calendário foi consensualizado entre os diferentes grupos parlamentares.

Frederico Pinheiro será ouvido na quarta-feira e João Galamba na quinta-feira.

PUBLICIDADE

O caso, que remonta a 26 de abril, envolveu denúncias contra o ex-adjunto Frederico Pinheiro por violência física no Ministério das Infraestruturas e furto de um computador portátil, já depois de ter sido demitido, e a polémica aumentou quando foi noticiada a intervenção do Serviço de Informações de Segurança (SIS) na recuperação desse computador.

Este episódio gerou uma divergência pública entre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, em torno da manutenção no Governo do ministro das Infraestruturas, João Galamba, que apresentou a sua demissão, mas que António Costa não aceitou.

PUBLICIDADE

publicidade

Frederico Pinheiro acusou o Ministério de tentativa de ocultação de documentos pedidos pela comissão parlamentar de inquérito à TAP, relativamente às notas do ex-adjunto da reunião preparatória da audição da ex-presidente executiva da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener, na véspera da audição na comissão parlamentar de Economia, em janeiro.

João Galamba negou as acusações, sublinhando que não houve ocultação uma vez que as notas, enviadas pelo ex-adjunto no corpo de um email, foram endereçadas à comissão de inquérito.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE