Portugal

Já alguma quis perceber o que o seu animal lhe dizia? Agora já vai ser possível

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 meses atrás em 25-12-2023

Investigadores estão a utilizar a Inteligência Artificial para interpretar o que o seu gato ou cão lhe pode estar a dizer.

PUBLICIDADE

Embora acabe por começar a compreender o significado por detrás de um abanar da cauda, de cada miado e de cada ladrar, já deve ter pensado em como seria incrível se pudesse saber exatamente o que o seu animal de estimação lhe está a dizer.

Daniel Mills, professor de medicina veterinária comportamental na Universidade de Lincoln, em Inglaterra, destacou o potencial da IA para interpretar o que o seu animal de estimação lhe pode estar a dizer, sugerindo que a IA nos pode ensinar muito sobre as intenções dos animais.

PUBLICIDADE

A esta investigação segue-se outra partilhada na revista The Science Direct sobre a complexidade das expressões faciais nos gatos, que revelou que os felinos exibem 276 expressões faciais quando interagem com outros gatos. Brittany Florkiewicz, professora de psicologia na Lyon College, nos Estados Unidos da América, sublinhou que as expressões são diferentes quando se dirigem aos humanos em comparação com as interações com outros gatos.

“Mills afirma que a utilização da IA para identificar características específicas, como a posição das orelhas, pode ser crucial para emoções específicas. Outra abordagem consiste em permitir que a IA estabeleça as suas próprias regras de classificação das expressões, oferecendo novas perspetivas e destacando novas regras para distinguir várias expressões”, pode ler-se na Men’s Health.

PUBLICIDADE

publicidade

A equipa está a utilizar a IA para detetar estados emocionais a partir das expressões faciais de gatos, cães e cavalos, utilizando uma grande quantidade de vídeos disponíveis na internet. Esta aplicação de IA não só ajuda a compreender a comunicação dos animais de estimação, como também tem potencial para o bem-estar dos mesmos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE