Conecte-se connosco

Politécnico

ISEC capacita docentes com alta tecnologia europeia para ensino de engenharia

Publicado

em

A tecnológica ACCA irá fornecer ao ISEC 20 licenças académicas em softwares que vão desde projeto arquitetónico, planeamento de obras e realidade virtual à deteção de interferências de modelos BIM, pontes térmicas e instalação fotovoltaica.  “Estamos a antecipar aquilo que será o futuro do setor das engenharias e da construção civil”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC vai capacitar os seus docentes para a utilização dos softwares da empresa ACCA: uma tecnológica especialista em programas de alta tecnologia para as áreas das engenharias, da construção e do orçamento de obras. A iniciativa resulta do acordo assinado entre o ISEC e a tecnológica ACCA software, com sede em Itália.

Segundo Lia Brigida Marra, representante da tecnológica, os softwares da ACCA “já são utilizados por centenas de milhares de engenheiros na maioria dos países europeus em cada fase do ciclo de vida de uma obra: do desenho arquitetónico ao orçamento e planeamento de obras, passando pelo cálculo estrutural, segurança, instalações, eficiência energética, fontes renováveis ou plataformas colaborativas BIM”.

A ACCA irá proporcionar aos professores e alunos do ISEC o acesso gratuito a todas as suas soluções BIM – Building Information Modeling (ou Modelagem de Informações de Construção), através das quais é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. “Acompanhamos os nossos parceiros em todo o processo de implementação da metodologia BIM no meio académico, e convidamo-los a participar nos eventos que organizamos, onde são apresentados os trabalhos e os projetos desenvolvidos em BIM”, afirma Lia Brigida Marra.

 “Estamos a antecipar aquilo que será o futuro do setor das engenharias e da construção civil. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos professores do ISEC sobre novas metodologias de trabalho e softwares de última geração”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “E também possibilitar aos nossos estudantes a experiência de, ainda nas salas de aula, trabalharem com tecnologia de ponta, a qual já está a ser utilizada por muito empresas europeias”

Segundo Mário Velindro, o ISEC está “totalmente apostado no processo de inovação na área das novas tecnologias, antevendo a necessidade de recurso à tecnologia BIM já utilizada em países como Espanha, Inglaterra, Alemanha ou Itália” afirma. “Estamos a antecipar algo que ainda não é obrigatório, mas que, pela sua utilidade inquestionável para a engenharia, será, certamente, num futuro próximo”. 

A tecnológica irá fornecer ao ISEC 20 licenças académicas em softwares que vão desde projeto arquitetónico, planeamento de obras, paisagismo e realidade virtual à simulação energética dinâmica, deteção de interferências de modelos BIM, pontes térmicas e instalação fotovoltaica, entre outros. 

A empresa ACCA existe desde 1989, tendo-se estabelecido na indústria de softwares para engenharia, gestão de obras e construção “devido a uma abordagem criativa, a uma atitude prática, intuitiva e inovadora, e à capacidade de fornecer respostas adequadas às crescentes necessidades dos profissionais”, explica Lia Brigida Marra

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com