Coimbra

IRN não sabe quando é que as conservatórias voltam a fazer registos comerciais.

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-04-2019

Um problema no “sistema” está a impedir a realização de atos de registo comercial em todo todo o país.

PUBLICIDADE

 

A Conservatória do Registo Comercial de Coimbra e as outras conservatórias não conseguem efectuar registos desde a semana passada.

Contactado por Notícias de  Coimbra,  o Instituto dos Registos adianta explicações, mas não consegue adiantar quando é que o sistema volta a funcionar sem restrições.

PUBLICIDADE

O IRN começa por lembrar que a tecnologia e os seus benefícios têm-se revelado um instrumento fundamental de apoio à modernização e à simplificação dos serviços de registo, entre os quais se incluem os serviços de registo comercial.

Estes serviços são hoje prestados com base em aplicações informáticas que permitem acomodar todo o fluxo de trabalho e canalizar a informação para bases de dados únicas e centrais, acrescenta.

PUBLICIDADE

publicidade

Indica ainda que os “procedimentos de registo são totalmente desmaterializados, com ganhos significativos em matéria de celeridade e de simplificação da vida dos trabalhadores destes serviços e dos cidadãos/empresas que a eles recorrem, e a informação de registo é ainda mais segura”.

“Não obstante, a manutenção destes benefícios exige, como sabemos, um esforço de permanente acompanhamento, manutenção e atualização da tecnologia disponível”, salienta o IRN.

Ciente desta necessidade, o Ministério da Justiça, no mês em curso, levou a cabo uma operação de atualização da aplicação SIRCOM – Sistema Integrado do Registo Comercial, que comprometeu, temporariamente, algumas funcionalidades desta aplicação, especialmente no que se refere aos pedidos apresentados ao balcão dos serviços.

O IRN diz que “esta situação foi prevista e está a ser acompanhada com todo o cuidado e empenho, sendo expetável que nos próximos dias os serviços de registo comercial voltem à normalidade”.

Em alternativa, podem os interessados recorrer à via online para apresentar pedidos de registo comercial, que se encontra totalmente funcional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE