Coimbra

“Íris Cientìfica 3” é o mais recente livro de António Piedade

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 01-01-2017

 

PUBLICIDADE

Haverá água no Sol? E água salgada em Marte? E o que se passa com a mancha alaranjada de Júpiter? Qual foi a rainha portuguesa inseminada artificialmente? As mulheres veem mais cores do que os homens? Será possível “ver” os sonhos?

Estas são algumas das perguntas que são exploradas no livro “Íris Científica 3” do comunicador de ciência António Piedade e que acaba de ser publicado numa edição de autor. Este é sexto livro de divulgação científica deste autor.

PUBLICIDADE

Carlos Fiolhais escreveu: “António Piedade é um talentoso comunicador de ciência. Tem-se revelado, nos últimos anos, uma voz original na comunicação de ciência em língua portuguesa, uma voz que consegue com aparente facilidade transpor a barreira entre os primeiros exploradores e aqueles que estão interessados em saber novas da exploração. (…) Há um elemento muito peculiar na escrita de António Piedade que contribui sobremaneira para o prazer da leitura: é a marca literária, por vezes mesmo poética, que ele sabe imprimir à sua escrita. “

unnamed-3

PUBLICIDADE

publicidade

O divulgador de ciência João Lourenço escreveu numa recensão crítica dedicada a este livro: “Este é um livro dividido em duas partes, em que o autor, primeiro, olha para fora, falando-nos das pesquisas mais recentes sobre o espaço, para depois olhar para o que se passa no nosso planeta, abordando a investigação laboratorial. As macro e micro escalas encontram espaço neste livro de cerca de 140 páginas. São pequenos textos que nos falam dos mais diversos temas científicos, de um modo fascinado e literário, quase poético. Aliás, não poderia começar de melhor maneira: “Olho o conhecimento com um deslumbramento novo!”. Ou ainda, mais à frente, antes de falar da gama do espetro da luz solar que os nossos olhos são incapazes de captar, escreve: “Abraço o arco-íris com o olhar visível”. Um último exemplo, já no final do livro, após explicar a cor das folhas das árvores nas várias estações, recorrendo à fisiologia das plantas, conclui: “Disfrutemos a beleza da paleta outonal, pois não há outra igual!”.

“Íris Científica 3” reúne 32 crónicas de divulgação científica, que permitem ao leitor revisitar e viajar por alguns dos avanços científicos registados nos últimos anos, em diversas áreas do conhecimento.

Os 32 textos entrecruzam olhares sobre diversas áreas da ciência como sejam a biologia, a química, a bioquímica, a física, a astronomia, a antropologia, a história da ciência, entre outras.

No seu conjunto, estas crónicas realizam uma abordagem interdisciplinar que permite um olhar amplo da ciência. Estão agrupadas em dois capítulos: o primeiro, “Além no Espaço”, com textos sobre a descoberta e compreensão do que existe para além da Terra e sobre a história da evolução do Universo em que existimos; o segundo, “Aqui na Terra”, sobre temas mais ligados à vida que se desenvolveu neste planeta e também à história da ciência.

Cada um dos textos pode ser lido independentemente dos outros. Assim, o leitor pode decidir o caminho de leitura que a sua curiosidade lhe sugerir. É um livro para ser explorado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE