Economia

IPN: ESA Space Solutions Centre Portugal celebra 8 anos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 05-01-2023
O ESA Space Solutions Centre Portugal (ESA SSCP) vai celebrar o seu 8.º aniversário, no próximo dia 12 de janeiro, pelas 14h, no edifício D do Instituto Pedro Nunes (IPN).
 
Fundado em 2014, o ESA SSCP é um centro de excelência que promove a inovação e a transferência de tecnologia na área espacial, através da colaboração entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a comunidade empresarial, académica e governamental portuguesa, permitindo às empresas portuguesas receberem apoio técnico e financeiro para criarem os seus negócios com recurso à tecnologia espacial. Durante os últimos oito anos, o centro tem trabalhado em projetos de pesquisa e desenvolvimento que têm contribuído para o avanço da tecnologia em Portugal e na Europa.
 
O aniversário do ESA Space Solutions Centre Portugal será celebrado com uma série de atividades que se prolongam durante toda a tarde, incluindo uma apresentação dos resultados alcançados nos últimos anos, bem como das novas empresas apoiadas.
 
Durante as celebrações vão, ainda, visitar-se as novas instalações do ESA Space Solutions Centre Portugal. O IPN alargou a incubadora, com um aumento de área equivalente a 4 mil metros quadrados e um investimento superior a um milhão de euros.
 
O ESA SSCP foi o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA: o ESA Business Incubation Centre (ESA BIC), um centro de incubação que apoia empresas portuguesas que utilizem tecnologia espacial em aplicações terrestres ou que pretendem entrar no mercado espacial comercial; o ESA Technology Broker, uma rede de transferência de tecnologia da ESA que presta apoio na comercialização de tecnologias do espaço em mercados não espaciais; e o ESA Business Application Ambassador Platform, uma rede de embaixadores que divulga programas e apoia projetos nacionais que visem melhorar a vida das pessoas na Terra através da transferência de tecnologia espacial. No total, nos últimos 8 anos, o ESA BIC já apoiou 45 startups nacionais, o ESA Technology Broker registou 10 casos de sucesso de apoio a empresas e o ESA Business Application Ambassador Platform contabilizou 26 pequenos projetos apoiados.
 
O evento de aniversário é aberto ao público e os interessados podem inscrever-se através do seguinte formulário: https://forms.office.com/e/zAjMS9VFKy. Mais informações em https://space.ipn.pt/

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE