Governo

Investigadores acusam Governo de falta de visão estratégica para a ciência

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-11-2013

 Investigadores e docentes da região Centro criticaram hoje, em Coimbra, a “falta de visão estratégica” do Governo e da Fundação para a Ciência e Tecnologia para a investigação científica, considerando “negro” o panorama atual.

PUBLICIDADE

A investigação científica passou de “um programa de estabilidade para um programa de competição sem regras”, criticou António Matos, dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), uma das entidades responsáveis pelo debate “2014: a política nacional de investigação científica”, a par da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

António Matos considerou que se está a assistir ao “afunilamento de docentes, de investigadores”, à diminuição do número de “projetos de investigação” e ao aumento da “precariedade dos bolseiros de investigação”.

PUBLICIDADE

“Este Governo rapidamente destruiu parte do tecido científico nacional”, criticou o também investigador da Universidade da Beira Interior, no decorrer do debate, que se realizou por volta das 15:00, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

João Pedro Ferreira, da direção nacional da ABIC, salientou que “o investigador bolseiro está num regime precário, em que não tem direito à Segurança Social mínima, nem ao fundo de desemprego”.

PUBLICIDADE

publicidade

Tal situação, segundo o dirigente da ABIC, leva a uma “sangria”, com os investigadores a encontrarem na emigração “o único caminho para garantir estabilidade”.

João Pedro Ferreira alertou para a diminuição do número de bolsas disponíveis, afirmando que “é necessário lutar por um sistema alternativo”.

Carlos Henggeler Antunes, presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra, referiu, durante o debate, que, com a diminuição de fundos e com os seus atrasos, entra-se num “ciclo em que não há transferência de fundos, porque não se executam projetos, e depois não se executam projetos, porque não há transferência de fundos”.

O presidente do instituto frisou que, além da falta de financiamento, “a principal dificuldade que as unidades de investigação sentem é a burocracia absolutamente asfixiante da Fundação para a Ciência e Tecnologia”.

A Lusa tentou contactar a Fundação Ciência e Tecnologia para obter um comentário, sem conseguir, até ao momento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE