Saúde

Intervenção psicológica do INEM cresceu 167% na região Centro (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-02-2022

A Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência da Região Centro, em 2021, comparativamente com o ano anterior, “teve um aumento de 167%  enquanto a nível nacional, o aumento foi de 76%”, revelou hoje Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM). Também o acionamento do helicóptero teve um aumento de 12%. O responsável visitou a delegação Centro do INEM esta sexta-feira para assinalar o Dia Mundial do Doente e o Dia Europeu do 112.

PUBLICIDADE

“Houve quase o dobro do apoio psicológico em relação ao ano anterior”, sublinhou Carlos Cortes, dando conta, em 2021, a Unidade Móvel de Intervenção Psicológica de Emergência da Região Centro foi acionada 230 vezes e em 2020 tinham sido feitos 86 acionamentos de meios. Já a nível nacional, o aumento foi de 76%, num total de 1.468 casos em 2021 e 833 em 2020.

“Neste contexto especialmente exigente e de enorme complexidade causado pela pandemia covid-19, a resposta dada pelo dispositivo de emergência médica às mais de 1,5 milhão de chamadas para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) é de enorme relevância e fundamental na resposta aos cuidados de saúde do País”, sustentou o responsável, adiantando também que o  Serviço de Helicóptero de Emergência Médica, efetuado pela aeronave de Viseu, foi acionado 230 vezes em 2021, “o que corresponde a um aumento de 12% de atividade comparativamente a 2020 (a nível nacional este aumento foi de 32%, correspondendo a um número total de 1.106 acionamentos em 2021)”.

PUBLICIDADE

“Estes números são uma mensagem que eu vou endereçar diretamente ao Ministério a Saúde e à Direção Regional da Saúde”, afirmou Carlos Cortes aos jornalistas, referindo que “as entidades vão ter de perceber qual é o ponto da situação e tem de haver uma resposta dedicada para estes doentes”, também em relação à saúde mental defendeu a criação de “um programa específico pós-covid”. 

“Apesar da escassez de recursos humanos e das muitas dificuldades sentidas durante este período pandémico, a resposta em emergência médica na região Centro foi sempre dada adequadamente e tem tido um papel fundamental para ajudar a salvar vidas”, sublinhou Carlos Cortes, enaltecendo “todo o trabalho dos profissionais de saúde do INEM e dos seus responsáveis”. 

PUBLICIDADE

“É todo o dispositivo do INEM que elogiamos, e na região Centro em particular, que continua a efetuar a triagem, a acionar os meios de socorro e a chegar às ocorrências que necessitam de intervenção urgente”, concluiu.

Questionado pelo NDC sobre eventuais efeitos do apagão da Vodafone na resposta do INEM, Carlos Cortes, depois de ouvir os técnicos, garantiu que “não houve qualquer problema” e que o funcionamento foi sempre assegurado. 

Veja o direto NDC com Carlos Cortes, da SRCOM, após a visita ao INEM: 

Veja o direto NDC que mostra o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM: 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE