Coimbra

Internet para estudantes. O que é realmente necessário?

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 10-09-2023

Com o início das aulas, chega a preocupação sobre a Internet necessária para os estudantes poderem ter uma experiência de aprendizagem eficaz. 

PUBLICIDADE

Neste cenário, a Selectra, especialista em comparação de tarifas de telecomunicações, esclarece a questão muitas vezes levantada: Qual a velocidade de internet necessária para garantir que os estudantes tenham uma experiência de aprendizagem e entretenimento online tranquila?

Para responder a esta pergunta, a Selectra analisou a quantidade de Internet que consumimos numa rotina de aprendizagem, bem como de que forma é utilizada, e constatámos a importância de uma conexão rápida e estável.

PUBLICIDADE

Segundo estes dados, para uma videoconferência é necessária uma velocidade mínima de 15Mbps, enquanto que para o streaming de um vídeo de alta qualidade, 5Mbps. Importante mencionar que estes valores remetem para quando está somente um dispositivo conectado à rede.

PUBLICIDADE

publicidade

Referindo a quantidade de Internet utilizada, se este primeiro cenário durar uma hora, irá consumir entre 700MB e 3GB, consoante a qualidade de vídeo enviada e recebida. Noutro sentido, a visualização de uma hora de um vídeo de alta qualidade irá utilizar 3GB. 

Recorde-se que, quando se contrata um pacote de Internet, os Mbps indicam a velocidade de navegação. Quanto maior for o número, menor será o tempo de download. 

À vista disso, os utilizadores de Internet que contratarem uma velocidade entre 10Mbps e 100Mbps podem demorar entre 80 e 8 segundos a descarregar um ficheiro, enquanto os que têm uma velocidade superior podem demorar apenas 2 segundos.

Geralmente, os serviços de Internet, quer sejam ADSL ou fibra ótica, oferecem “Internet ilimitada”, o que significa que poderá estar sempre ligado. No entanto, deve ter em conta para o que vai utilizar, o número de dispositivos que pretende ligar e a velocidade a que pretende navegar.

Estes dados destacam a importância de conhecer e gerir o tráfego de Internet do pacote contratado. Ter conhecimento das velocidades necessárias é essencial para garantir uma experiência online sem contrariedades e promover um ambiente de estudo eficaz e sem interrupções.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE