Educação

Instituto Superior Miguel Torga premeia investigação sobre a relação entre ausência de filhos, redes sociais e bem-estar

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 19-12-2023

Foi entregue no dia 18 de dezembro, o Prémio de Investigação do Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) referente ao ano de 2022.

PUBLICIDADE

O galardão foi atribuído aos investigadores Henrique Testa Vicente e Sónia Guadalupe, pelo trabalho “Childlessness, personal social networks and wellbeing at advanced ages: a cross-sectional study in a Southern European familistic welfare state“.

Foi também atribuída uma menção honrosa aos investigadores Sofia Gomes, João M. Lopes e Sónia Nogueira, pelo trabalho “Willingness to pay more for green products: A critical challenge for Gen Z“.

PUBLICIDADE

Na sessão estiveram presentes, o presidente da Comissão de Gestão do Instituto Superior Miguel Torga, o professor Luís Marinho, que entregou o prémio e a professora Dulce Simões, que entregou a menção honrosa e um elemento do Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga Mestre Bruno Cordeiro entre outros elementos do ISMT.

O júri do prémio, foi constituído pelas professoras Carla Sofia de Carvalho Figueiredo, Joana Sofia Varela Carvalho e Namércio Pereira Cunha, todos do ISMT, e de Roberta Caçador Frontini, da ciTechCare Center for lnnovative Gare and Health Technology, Instituto Politécnico de Leiria e Hospital Cruz Vermelha e de Dina Maria Barreira Ramos, professora auxiliar convidada na Universidade de Aveiro, departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT).

PUBLICIDADE

publicidade

A investigação vencedora ‘Childlessness, personal social networks and wellbeing at advanced ages: a cross sectional study in a Southern European familistic welfare state‘, trata-se de um estudo transversal, que tem como objetivo analisar a relação entre ausência de filhos, redes sociais e bem-estar numa amostra de 612 indivíduos portugueses com 65 ou mais anos, constituída por duas subamostras: pais (N = 540) e sem filhos (N = 72).

Os dados foram recolhidos através de um protocolo de investigação que incluiu um questionário sociodemográfico, um inventário de avaliação da rede social pessoal e várias medidas psicométricas validadas de bem-estar psicológico centradas na saúde mental, solidão, depressão e satisfação com a vida. As redes sociais dos idosos sem filhos são mais pequenas, mas mais diversificadas, incluindo uma proporção mais significativa de amigos e vizinhos. Não foram encontradas diferenças na perceção do apoio de outras pessoas significativas, mas a reciprocidade da rede foi menor entre os não-pais. A subamostra sem filhos também relatou mais sentimentos de solidão e menos satisfação com a vida, mas a análise de regressão mostrou que o estatuto de pai ou mãe, a paternidade e a maternidade, bem como a satisfação com a vida, são fatores que influenciam a satisfação com a vida.

A análise de regressão mostrou que o estatuto de parentalidade, por si só, não está significativamente relacionado com quaisquer medidas de resultados. Para além do papel central das características sociodemográficas e das medidas de funcionamento pessoal na explicação da variação do bem-estar psicológico, foram também identificados vários fatores da rede como preditores influentes. São analisadas as implicações para a intervenção em redes a nível micro e para a definição de políticas sociais a nível macro.

A menção honrosa foi entregue ao artigo ‘Willingness to pay more for green products: A critical challenge for Gen Z’ que explora os fatores determinantes da procura de produtos ecológicos por parte dos jovens da Geração Z e a forma como estes influenciam a sua disponibilidade para pagar mais. Foi efetuada uma análise quantitativa através de um questionário em que participaram 927 portugueses da Geração Z consumidores de produtos verdes.

Este estudo apresenta a primeira evidência de como as preocupações ambientais, a visão verde do futuro, a qualidade percebida verde e os benefícios verdes dos jovens consumidores portugueses da Geração Z podem influenciar a disposição para pagar mais por produtos verdes. Demonstra também como os produtos verdes podem ser usados como sinais.

O prémio de investigação ISMT tem como finalidade reconhecer o mérito de trabalhos de investigação realizados por docentes do ISMT, integrados em projetos de investigação desenvolvidos no âmbito do ISMT, e publicados no ano anterior ao qual o prémio diz respeito.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE