Economia

Instituto Pedro Nunes participa no maior evento mundial sobre empreendedorismo e inovação na área da Saúde

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-05-2022

O Instituto Pedro Nunes (IPN) participou, nos dias 24 e 25 de maio (terça e quarta-feira), no EIT Health Summit 2022, uma cimeira europeia que promove o empreendedorismo, a inovação, a saúde e o envelhecimento ativo. O evento decorreu no Instituto Karolinska, em Estocolmo, Suécia.

PUBLICIDADE

O EIT Health Summit 2022 reuniu, ao longo dos últimos dois dias, a comunidade europeia para discutir a inovação no âmbito dos cuidados de saúde. A cimeira contou com a presença do Diretor Adjunto do Laboratório de Automática e Sistemas (LAS), António Lindo da Cunha, do Diretor de Inovação do IPN, Jorge Pimenta, e da Investigadora do LAS, Vanessa Cunha.

António Lindo da Cunha participou no EIT Health Summit 2022 lançando para o debate se “É possível preparar os cuidados de saúde para o futuro sem comprometer os do presente?”. De acordo com o Diretor Adjunto do LAS, “afinar uma “máquina” em pleno funcionamento é um desafio e um risco, pelo que as organizações que financiam e prestam cuidados de saúde atuam de forma muito conservadora na transformação dos cuidados”. Para que se verifique esta alteração, António Lindo da Cunha defende a proximidade dos médicos, dos enfermeiros, do pessoal técnico e dos pacientes, para identificar eficazmente novos problemas, necessidades e soluções que possam ser desenvolvidos, testados e avaliados antes da implementação no ambiente hospitalar real. Apesar de o célere processo de transição digital na área da saúde a que se assiste, o Diretor Adjunto do LAS, defendeu, na reflexão apresentada à cimeira, a necessidade de preparar o futuro dos cuidados de saúde sem comprometer o presente.

PUBLICIDADE

O EIT Health Summit 2022 decorreu presencialmente e foi, ainda, transmitido online, através de uma plataforma de eventos virtual, permitindo a intervenção dos participantes de forma remota.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE