Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Carteira

Instituições de Coimbra “oferecem” estágios para Acertar o Rumo

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-07-2018

A iTGROW, empresa participada equitativamente pelo Banco BPI e pela CRITICAL Software e que aposta na formação de desenvolvimento de competências na área de informática, em parceria com a Universidade de Coimbra anunciam hoje que a 6ª edição do programa de formação profissional ACERTAR O RUMO conta já com o apoio de 7 empresas.

PUBLICIDADE

A CRITICAL Software, a Accenture, a AIRC, o BPI, a EVERIS, o IPN e a Present Technologies irão garantir o estágio de remunerado de 12 meses a todos os formandos que concluírem a fase letiva com sucesso.

O valor mínimo da remuneração mensal está fixado em 750€ brutos. Até ao dia 11 de setembro de 2018 está a decorrer a fase das candidaturas. As inscrições devem ser feitas no website www.acertarorumo.pt.

A 6ª edição do Programa tem a duração de 22 meses, repartidos por um período de 10 meses de formação e por um segundo período de 12 meses de consolidação através de um estágio profissional remunerado e garantido numa empresa com treino on the job no contexto de projetos reais. O estágio deverá ter início em julho de 2019.

“A garantia da realização de um estágio profissional remunerado com a duração de 12 meses é uma vertente fundamental e distintiva neste programa, que tem tido um enorme sucesso desde a primeira edição e que apresenta uma taxa de empregabilidade próxima de 100%. Sabemos que o rigor e a eficácia da formação e seleção só podem ser consequentes se for proporcionado ao formando um contexto sólido de formação on-the-job que lhe permita consolidar conhecimentos, adquirir experiência e integrar o mercado de trabalho, dando-lhe oportunidade de começar a recuperar o investimento que efetuou. As empresas aderentes comprometem-se assim a acolher os formandos nos seus projetos, integrando-os na equipa e proporcionando-lhes as condições necessárias para estes adquirirem uma experiência revelante para poderem abraçar uma carreira de sucesso e com futuro num setor que revela ter um fortíssimo potencial de empregabilidade,” refere Catarina Fonseca, General Manager da itGrow.

Por seu turno, Bruno Cabral, Professor da Universidade de Coimbra e Coordenador do Programa, afirma a este propósito que: “estamos muito satisfeitos com as empresas que têm aderido ao Programa ACERTAR O RUMO e que garantem os estágios dos formandos que concluam a fase letiva com sucesso. O estágio é uma etapa muito importante deste Programa. No final do estágio, empresas e formandos terão estabelecido uma relação privilegiada e estarão em condições de avançar com a contratação, em função do sucesso do estágio e das oportunidades existentes. Sendo o principal propósito desta iniciativa responder à necessidade das empresas portuguesas de recursos qualificados nesta área, a empregabilidade é uma consequência direta e desejável. Estes profissionais estarão habilitados, não só a desempenharem a função de programadores (JAVA ou outras linguagens), como também outras funções relacionadas como, por exemplo, testes de software, e terão as competências necessárias para integrarem segmento de mercado que é apontado como sendo um dos de maior futuro, crescimento e sustentabilidade nos próximos anos”.

O programa destina-se a licenciados de qualquer área de formação que apresentem uma afinidade comprovada com a programação informática e tenham forte motivação para trabalhar na área das TI.

O curso terá um custo total de 2.850€ a serem pagos no ato de inscrição na fase letiva do Programa. Os formandos têm à sua disposição várias soluções de financiamento à formação a que poderão recorrer para financiar todas, ou parte, das rubricas de custo deste programa (propina, subsistência mensal, portátil e livros).

Sendo uma ação desenvolvida em parceria com o IEFP, a sua frequência (ao contrário de outras ações que frequentem no ensino superior, por exemplo) é reconhecidamente profissionalizante e origina a dispensa das obrigações de procura ativa de emprego, não condicionando a manutenção dos benefícios atuais por parte da segurança social, nem os futuros no âmbito do IEFP, como sejam a integração em programas e medidas de estágio e emprego.

A fase letiva da 6ª edição do Acertar o Rumo terá início no dia 24 de setembro de 2018, e estará direcionada para o desenvolvimento em JAVA. A Fase de Consolidação – Estágio remunerado – deverá ter início em julho de 2019.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com