Saúde

Instalação de equipamentos sociais precisará apenas de licença camarária

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 16-12-2021

O processo de instalação de um equipamento social passa a estar obrigado apenas a uma licença camarária relativamente à construção e a uma posterior comunicação à Segurança Social por parte da entidade gestora da resposta social.

PUBLICIDADE

A reforma do processo de licenciamento dos equipamentos sociais foi hoje aprovada em Conselho de Ministros e, segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, acaba com o duplo licenciamento dos equipamentos sociais, e traz um processo mais ágil e mais célere na capacidade de requalificação e alargamento das respostas sociais.

“Com este diploma eliminamos um duplo licenciamento, o que significa que passaremos a ter um processo mais simplificado no âmbito do processo de instalação do equipamento”, adiantou Ana Mendes Godinho.

PUBLICIDADE

De acordo com a ministra, o processo obrigará apenas a uma licença camarária relativamente à obra de construção e depois a entidade que irá gerir o funcionamento da resposta social terá de fazer uma “mera comunicação” à Segurança Social para que a resposta possa começar a funcionar.

Ana Mendes Godinho acrescentou que a Segurança Social poderá, no prazo de 30 dias, fazer uma vistoria para verificação, quando se trate de respostas residenciais.

PUBLICIDADE

publicidade

Na opinião da governante, este “maior acompanhamento posterior da atividade” é para garantir uma “maior qualidade dos serviços prestados”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE