Coimbra

Inovação e tradição são receita de sucesso do Festival do Arroz e da Lampreia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-03-2020

O Festival do Arroz e da Lampreia | Sabores do Campo e do Rio abriu portas na sexta-feira, dia 6 de março. Durante todo o fim de semana recebeu muito público, mostrando que a inovação e tradição são a receita de sucesso do certame gastronómico que decorre até 16 de março, em Montemor-o-Velho.

PUBLICIDADE


No domingo, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, referiu: “Para grande surpresa minha, a afluência é enorme e com um elevado espírito cívico dos visitantes, em função da situação que vivemos no país e no mundo”.


“As pessoas têm respeitado o meu apelo [para a adoção das medidas preventivas]. Há um espírito de confiança no festival o que faz com que ontem tivéssemos batidos todos os recordes de afluência verificados nas várias edições anteriores do Festival do Arroz e da Lampreia”, reforçou.

PUBLICIDADE


Ao lembrar as “ações que foram inovação e que são um sucesso evidente”, nomeadamente o MiniChef e o Arroz Doce Non Stop, o edil montemorense reiterou: ““Este é um festival de promoção dos produtos endógenos e, no primeiro fim de semana, atingimos os objetivos a que nos propusemos”.


Na área da cozinha ao vivo, no dia 8 de março, o destaque foi para o showcooking protagonizado pelo chef Luís Lavrador, no âmbito da Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021 – “A Million Food Stories”.

PUBLICIDADE

publicidade


A partir do arroz doce, foram preparadas duas deliciosas propostas: Arroz doce com chocolate quente, canela, morango e aromatizado com hortelã; e crepe de arroz doce com compota de framboesa.


“A nossa missão é divulgar o que é tradicional e os produtos endógenos. Temos um forte património gastronómico, sendo possível partir das receitas originais e atualizá-las sem perder a sua autenticidade”, referiu Luís Lavrador, embaixador da Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021 – “A Million Food Stories”.


O Festival do Arroz e da Lampreia está aberto durante a semana e, amanhã, dia 9 de março, segunda-feira, o serviço de almoço e jantar é assegurado pela Tasquinha da Carne Marinhoa. A animação fica a cargo do Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal, a partir das 20h.


O Festival do Arroz e da Lampreia – Sabores do Campo e do Rio é uma organização do Município de Montemor-o-Velho, com a parceria estratégica da Turismo Centro de Portugal, e vai continuar a promover a qualidade e da autenticidade dos produtos do concelho e região, criando momentos inesquecíveis, no Largo da Feira, entre 6 e 15 de março.


Mesmo durante a semana, o Festival do Arroz e da Lampreia serve almoços e jantares. Saiba qual a tasquinha que assegura cada dia. Às sextas,
sábados e domingos todas as tasquinhas estão abertas.

9 março | Tasquinha da Carne Marinhoa
10 março | Casa do Povo de Arazede
11 março | Associação Filarmónica União Verridense
12 março | Grupo Folclórico da Ereira

Horário tenda Festival:
6ª (dia 13) e sábados | 12h/02h
Domingo | 12h/00h
2ª a 5ª | 12h/ 00h

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE