Coimbra

Iniciativa em Coimbra dá “voz às mulheres” com conversas, cinema e música (com vídeo)

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 26-04-2021

A iniciativa “Abril no Feminino”, em Coimbra, vai realizar-se excecionalmente em maio devido à pandemia, propõe para a sua segunda edição conversas, cinema, música e gastronomia, e tem como denominador comum “dar voz às mulheres”.

PUBLICIDADE

A segunda edição de “Abril no Feminino” vai decorrer de 08 a 29 de maio, dividindo-se por três espaços da cidade (Quinta das Lágrimas, Museu Nacional Machado de Castro e Seminário Maior), tendo no seu programa a maioria dos eventos que estavam previstos para 2020 e que acabaram por ser adiados, afirmou hoje a responsável pelo projeto cultural, Margarida Mendes Silva, na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa.

O programa é inaugurado a 08 de maio, com a abertura da exposição “Ruralidades”, no Museu Nacional Machado de Castro (MNMC), que conta com uma seleção de três dezenas de fotografias de Jorge Bacelar, “com um foco especial sobre as mulheres no mundo rural”, explicou.

PUBLICIDADE

A 14, 20 e 29 de maio o “Abril no Feminino” dinamiza um ciclo de conversas em torno das biografias de Sophia de Mello Breyner Andresen, Agustina Bessa-Luís e Amália Rodrigues, com a participação dos seus autores – Isabel Nery, Isabel Rio Novo e Miguel Carvalho, respetivamente.

O Seminário Maior de Coimbra acolhe um concerto intitulado “Women under Influence”, com a soprano Ana Quintas e o pianista Filipe Raposo.

PUBLICIDADE

publicidade

O mesmo espaço será também palco do ciclo de cinema, desta feita dedicado à cineasta libanesa Nadine Labaki, com a exibição de três filmes da sua autoria: “Caramel”, “E agora, onde vamos?” e “Cafarnaum”.

O programa propõe ainda um roteiro pela cidade, em 22 de maio, para “dar a conhecer mulheres que deram um contributo e que têm uma história na cidade”, e um jantar na Quinta das Lágrimas que será um tributo a Maria de Lourdes Modesto, com uma ementa inspirada na “bíblia” da gastronomia portuguesa, “Cozinha Tradicional Portuguesa”, realçou Margarida Mendes Silva.

O projeto, produzido pela associação Cultura & Risco, tem como mecenas o BPI.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE