Justiça

“Indisponibilidade momentânea” nos serviços da Justiça. Governo nega relação com novo modelo de sorteio de processos

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 09-05-2023

O Ministério da Justiça negou hoje que a “indisponibilidade momentânea” nos serviços informáticos e telefónicos da Justiça esteja relacionada com a operacionalização do novo modelo de distribuição eletrónica de processos.

PUBLICIDADE

“Ocorreu uma indisponibilidade momentânea, por um período inferior a 20 minutos (entre as 14:05, e às 14:23), no acesso aos serviços informáticos e telefónicos da Justiça, devido a um problema num equipamento. Ao contrário do que foi veiculado através de alguns órgãos de comunicação social, esta interrupção não está relacionada com os trabalhos de desenvolvimento para disponibilização do novo modelo de distribuição eletrónica de processos”, lê-se na nota do Ministério da Justiça (MJ), hoje divulgada.

Negando qualquer ligação ao novo modelo de sorteio eletrónico de processos, o MJ esclareceu ainda que “o funcionamento normal de todos os sistemas foi já restabelecido, após a atualização do referido equipamento, incluída na renovação e reforço de toda a infraestrutura da rede de comunicações da Justiça, atualmente em curso, suportada por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência da Justiça (PRR)”.

PUBLICIDADE

O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) alertou hoje que o sistema informático Citius “colapsou” em todo o país, em resultado de atualizações que poderão prolongar-se até ao final da semana, relacionadas com o sorteio eletrónico de processos.

António Marçal, presidente do SFJ, referiu à agência Lusa dispor de informação de que estas atualizações se prendem com a entrada em vigor esta semana do novo regime de sorteio eletrónico de processos nos tribunais.

PUBLICIDADE

publicidade

O SFJ assinalou que o problema surge numa altura em que já existem vários outros atrasos nos tribunais, nomeadamente por causa das greves que os funcionários judiciais têm realizado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE