Mundo

Índia prepara-se para lançar o seu primeiro satélite para estudar Sol

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 28-08-2023

 Depois de alunar uma sonda na semana passada, a Índia prepara-se para lançar no sábado o seu primeiro satélite para estudar o Sol, anunciou hoje a Organização Indiana de Investigação Espacial na rede social X (ex-Twitter).

PUBLICIDADE

O satélite Aditya-L1 será posicionado a 1,5 milhões de quilómetros da Terra para registar a atividade solar, em particular a dinâmica dos ventos solares (emissão contínua de partículas subatómicas provenientes da coroa solar) e os seus efeitos na meteorologia espacial.

Aditya, que significa Sol em hindi, tem sete módulos para observar duas das camadas externas do Sol – fotosfera e cromosfera – e detetores de campos eletromagnéticos e de partículas.

PUBLICIDADE

Europa e Estados Unidos já têm sondas, a Solar Orbiter e a Parker Solar, a observar o Sol, mas é a primeira vez que a Índia se lança no estudo da estrela, depois de na quarta-feira passada se ter tornado o primeiro país a pousar um engenho espacial no polo sul da Lua, região inexplorada e onde haverá grandes quantidades de água gelada.

É nesta região que os Estados Unidos querem colocar em dezembro de 2025 a primeira astronauta mulher e o primeiro astronauta negro, ao abrigo do novo programa lunar Artemis.

PUBLICIDADE

publicidade

Apenas os Estados Unidos tiveram astronautas na superfície da Lua, entre 1969 e 1972, todos homens, no âmbito do programa Apollo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE