Coimbra

“Incompreensível”. Ana Bastos critica STAL pela greve de 14 e 15 de dezembro nos SMTUC

António Alves | 5 meses atrás em 11-12-2023

O pré-aviso de greve apresentado pelo Sindicato Nacional de Trabalhadores da Administração Local (STAL) para os próximos dias 14 e 15 de dezembro nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) foi considerado “imcompreensível” pela vereadora e presidente do Conselho de Administração (CA), Ana Bastos.

PUBLICIDADE

Segundo a autarca, “os próprios representantes locais admitem que o conjunto de ações reivindicadas extravasam as competências do CA dos SMTUC e da própria autarquia”. Na intervenção antes da ordem do dia, Ana Bastos informou que foi possível desmarcar o pré-anúncio de greve anteriormente estabelecido às 2 primeiras horas e 2 últimas horas de cada turno, entre o dia 20 de novembro e 22 dezembro.

A decisão, de acordo com a vereadora, prendeu-se com o facto do sindicato ter reconhecido o esforço do CA “na procura de soluções, designadamente para oferecer as melhores condições de trabalho aos seus funcionários”. “Foi assim dado um voto de confiança, que menos de 2 semanas depois, foi novamente quebrado com mais este pré-anuncio de greve”, frisou.

PUBLICIDADE

A presidente do CA afirmou que voltou a reunir com a estrutura sindical “para procurar perceber o que de novo justificava esta posição de força”. Apesar desse encontro, “o pré-anuncio manteve-se, apesar de se ter total consciência dos impactes que tais decisões assumem na degradação da imagem e do funcionamento dos SMTUC, das perturbações que tal grave acarreta para a população, particularmente para os mais desfavorecidos que não dispõem de outras alternativas de deslocação”.

O Notícias de Coimbra solicitou um comentário por parte da Direção Regional de Coimbra do STAL relativamente a estas declarações da vereadora Ana Bastos.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE