Política

Incêndios: Chefe de Estado alerta para risco de chegar a 2030 com o “cadastro altamente incompleto”

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 27-12-2022

 O Presidente da República afirmou hoje que há o risco de se chegar a 2030 com um “cadastro altamente incompleto” em relação à realidade que é fundamental para a prevenção e combate aos incêndios florestais.

PUBLICIDADE

“Temos os problemas aqui apontados pelo senhor ministro da Administração Interna que estão a ser enfrentados. Mas demoram tempo. A propriedade fundiária, o reordenamento florestal. Eu junto o cadastro. O cadastro faz-me sofrer. A lentidão. Eu penso que corremos o risco de chegar a 2030 com um cadastro altamente incompleto em relação a realidade que e fundamental para a prevenção e combate aos incêndios”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, na Câmara Municipal da Guarda.

O PR está hoje a realizar uma visita ao território afetado pelo grande fogo na serra da Estrela, que em agosto atingiu um total de 24 mil hectares de área ardida.

PUBLICIDADE

Nesta visita, é acompanhado pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. Além da Covilhã, também realizou passagens pelos concelhos de Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira e Guarda.

“Eu sei que tem de ser assim porque o rigor cientifico e técnico assim o exige. Mas é uma dor de alma não ser possível definir quem é proprietário de quê. Há limitações estruturais”, frisou.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE