Vamos

Igreja Matriz de Cantanhede é palco do concerto de Ano Novo

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 02-01-2024

A Igreja Matriz de Cantanhede é palco, no dia 6 de janeiro, pelas 21:30h, do tradicional Concerto de Ano Novo.

PUBLICIDADE

Celebrando a chegada de 2024 e a Solenidade da Epifania, que a tradição associa aos Reis Magos, o espetáculo do Coro Sinfónico Inês de Castro e da Orquestra Inês de Castro, sob a direção do maestro Artur Pinho Maria, terá como solistas a soprano Leonor Barbosa de Melo e a mezzo-soprano Ema Viana.

Este promete ser um espetáculo de assinalável expressão cultural e artística, onde de forma única e magistral, melodias inspiradoras e harmoniosas fundem-se a uma só voz culminando numa obra-prima cuja composição, segundo os críticos, será lembrada no universo coral ad aeternum.

PUBLICIDADE

“Jubilate Deo”, do compositor Dan Forrest (estreada em 2016), é uma obra enérgica, musical e linguisticamente diversificada, para coro, duas solistas e orquestra, que surpreende e atrai o público a cada momento. 

Os andamentos da obra incluem latim litúrgico, hebraico, árabe, mandarim, zulu e espanhol, e o movimento final combina vários desses idiomas com o inglês. “Song of the Earth” é o andamento que convida à meditação sobre a sustentabilidade do planeta Terra e ao sentido mais atual de um cuidado universal. 

PUBLICIDADE

publicidade

A esta obra do compositor norte-americano juntam-se as interpretações de duas solistas de excelência. Leonor Barbosa de Melo, detentora de vários prémios em concursos de canto nacionais, é desde 2011 cantora residente do Coro da Casa da Música do Porto. Do seu currículo constam trabalhos com Monserrat Caballé, Elisabete Matos, Rudolf Piernay, Anna Tomowa-Sintow, entre outros.

Já a mezzo-soprano Ema Viana está a concluir o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, onde estuda com a professora e soprano Isabel Alcobia. Para aperfeiçoamento vocal trabalhou com nomes como a soprano Ambra Vespaziani, o barítono Ettore Nova, a soprano Lena Lootens e o tenor Francisco Lázaro, entre outros.

A dirigir o concerto estará o maestro Artur Pinho Maria, ex-diretor artístico e maestro titular da Orquestra Clássica do Centro, de coros académicos e de coros regionais, e que atualmente é maestro titular e diretor artístico do Coro Sinfónico Inês de Castro, do Coro do Porto de Aveiro, do Orfeão de Vale de Cambra e do Orfeon Académico de Coimbra, orientando também diversos cursos de direção coral e masterclasses de
técnica vocal.

O Concerto de Ano Novo é promovido pela Câmara Municipal, com o apoio da Unidade Pastoral de Cantanhede.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE