Vamos

Iate dos super-ricos está em Lisboa. Veja se tem (uns bons) euros para viajar neste “polvo”

Frederico Duarte Carvalho | 8 meses atrás em 16-09-2023

 O iate “Octopus” custou 200 milhões de dólares quando foi construído para um dos fundadores da Microsoft, Paul Allen. Agora pertence ao empresário sueco Roger Samuelsson e é usado para viagens de turismo, sendo considerada a mais cara semana de férias no mar, algo que pode atingir três milhões de euros. E esteve em Lisboa.

PUBLICIDADE

Há quem se ponha a olhar para o mar a ver navios, mas quem olhasse para rio Tejo no sábado, dia 16, poderia ver uma embarcação que se destacava dos demais ali parados. Após consulta junto das autoridades portuárias, confirmou-se: aquele era o “Octopus”, iate de luxo que teve como primeiro proprietário um dos fundadores da Microsoft, Paul Allen, e que, desde 2021, pertence ao bilionário sueco Roger Samuelsson.

Construído em 2003, o “Octopus” (Polvo, em português), tem 126 metros e custou 200 milhões de dólares. Após a morte de Paul Allen, em 2018, a gestão do seu património – incluindo a do iate “Octopus” (Polvo, em português) – passou para as mãos da sua irmã, Jody Allen, que o vendeu, há dois anos, ao empresário sueco. 

PUBLICIDADE

A embarcação que esteve de visita a Lisboa era usada regularmente para projetos de exploração, pesquisa científica e missões de resgate, graças aos dois heliportos e dois submarinos, sendo um deles operado por controle remoto e com capacidade de chegar a grandes profundidades, permitindo, por exemplo, o seu uso para o “Explore the Ocean” da  Google Earth.

Em 2022, o “Octopus” foi apresentado como o iate dos “super-ricos”, onde uma viagem de uma semana poderia, segundo o jornal britânico The Telegraph , custar a módica quantia de 2.6 milhões de libras, o que dará algo na casa dos três milhões de euros. As viagens incluem destinos longínquos e exóticos, que tanto podem passar por ilhas paradisíacas como os confins inóspitos da Antártida, no Pólo Sul. 

PUBLICIDADE

publicidade

 

Com capacidade para 12 passageiros, este iate pode ter uma tripulação até 42 membros. Possui cinema a bordo (15 lugares), câmara hiperbárica, chão de vidro para observação aquática, SPA, jacuzzi, piscina e sauna.

O Octopus chegou a Lisboa na manhã do dia 16, proveniente de Gibraltar e sai na manhã de domingo 17, pelas 8h00, tendo a cidade espanhola de Vigo como próximo destino.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE