Empresas

Hotelaria e restauração pedem apoio para “tesourarias depauperadas” das empresas

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 06-04-2022

A AHRESP afirmou hoje ser “imperativo” que o Orçamento do Estado (OE2022) contemple medidas de apoio às empresas, que afirma estarem “muito fragilizadas” e com “tesourarias depauperadas após dois anos consecutivos de pandemia”.

PUBLICIDADE

No seu boletim diário, a AHRESP – Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal defende que, “com o novo Governo em funções, e tendo em conta todas as mudanças no contexto económico, é da maior relevância que o novo Orçamento do Estado para 2022 seja ajustado às reais necessidades das nossas empresas e rapidamente aprovado”.

Para a associação é “imperativo que o novo OE2022 contemple medidas específicas que apoiem as empresas, no imediato, para fazer face às enormes adversidades que as atividades da restauração, similares e do alojamento turístico têm sentido”.

PUBLICIDADE

A guerra na Ucrânia e o “sucessivo e galopante aumento dos custos de energia, dos combustíveis e das matérias-primas (sobretudo alimentares) estão a colocar uma enorme pressão na gestão dos negócios no que ao aumento de preços diz respeito”, refere a AHRESP, acrescentando que as empresas que representa estão “muito fragilizadas, com tesourarias depauperadas após dois anos consecutivos de pandemia”.

“É por isso absolutamente essencial que o OE2022 disponibilize medidas que possam apoiar as empresas e assim garantir a sustentabilidade dos negócios e a manutenção dos postos de trabalho”, insiste.

PUBLICIDADE

publicidade

O ministro das Finanças, Fernando Medina, disse na segunda-feira, no Luxembrugo, que está a “trabalhar muito intensamente para que, muito em breve, possa apresentar na Assembleia da República o Orçamento do Estado para 2022, que vai permitir proceder à atualização das pensões, vai permitir fazer a revisão dos escalões de IRS, apoiando melhor as classes médias”.

“O orçamento terá naturalmente uma dimensão de resposta à dimensão da crise e da guerra na Ucrânia, que tem naturalmente uma expressão negativa sobre a vida dos portugueses, em aspetos que hoje são sentidos no dia-a-dia dos portugueses. O orçamento tentará dar resposta a essa dimensão e procurará também dar resposta a necessidades das famílias, nomeadamente as de mais baixos rendimentos, as famílias de classes médias, relativamente a um conjunto de matérias, que já estavam previstas na proposta que foi chumbada, mas que agora ganham uma redobrada centralidade”, disse, dando como exemplos o aumento extraordinário das pensões e o desdobramento dos escalões do IRS.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE