Coimbra

Hospital CUF Coimbra inaugura Centro especializado na saúde da mulher

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-08-2019

Cuidar da mulher de todas as gerações. Este é o mote que está na origem da recente criação do Centro da Mulher do Hospital CUF Coimbra.

PUBLICIDADE

Este Centro pretende responder, com eficácia e recursos clínicos diferenciados, às necessidades que a saúde da mulher implica – da prevenção ao tratamento das mais diversas patologias. 

PUBLICIDADE

Composta por 12 especialistas altamente diferenciados, esta equipa tem capacidade de resposta nas mais diferentes áreas da obstetrícia e ginecologia desde a Ginecologia Geral, Obstetrícia e Medicina Materno-fetal, Endometriose, Uroginecologia, Patologia Cervico-VulvoVaginal, Menopausa e Ginecologia Oncológica. 

35,35,215,200.723404

Daniel Pereira da Silva, Ginecologista-obstetra e coordenador do Centro da Mulher do Hospital CUF Coimbra explica que “o foco da equipa é proporcionar cuidados de saúde de excelência que garantam uma resposta de alto nível a todas as necessidades assistenciais da mulher, alicerçados na personalização, humanização e otimização de resultados”.  

PUBLICIDADE

publicidade

A mulher assume o papel de verdadeiro guardião dos cuidados de saúde da família. Em casa, no emprego, na vida social, as exigências são cada vez maiores e vê-se forçada a esquecer-se de si própria e das suas necessidades. Apenas procura o médico perante um alerta evidente. Mas, de acordo com Daniel Pereira da Silva, “a prevenção é possível e desejável”.

Começando logo com “o exame geral e ginecológico regular que é de grande importância, assim que é iniciada a vida sexual”. Depois, explica, “consultar o ginecologista regularmente é fundamental e permite avaliar uma série de tópicos muito importantes. Para além da avaliação do estado de saúde, prevê, entre outras áreas, o início de atitudes preventivas relacionadas com os cancros mais frequentes na mulher, casos do colo do útero e da mama”.

A gravidez e, mais tarde, menopausa, são outras duas fases cruciais na vida da mulher em que o seguimento regular e especializado permite prevenir complicações e garantir uma melhor saúde e qualidade de vida. Na área obstétrica, o Centro da Mulher disponibiliza a melhor tecnologia ao nível ecográfico e obstetras especializados no seguimento da gravidez. Já no que respeita à menopausa, a equipa do Hospital CUF Coimbra garante um acompanhamento personalizado da mulher nesta fase, não apenas focado nos seus efeitos diretos, como também no conjunto de doenças que podem estar associadas, como é o caso da osteoporose. 

A criação do Centro da Mulher do Hospital CUF Coimbra é o mais recente marco do desenvolvimento do projeto Clínico desta Unidade CUF que nasceu com o intuito de trazer o melhor dos mais de 75 anos experiência e qualidade clínica da José de Mello Saúde para a população de Coimbra. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE