Saúde

Hospital CUF Coimbra com resposta diferenciada em Parkinson e Doenças do Movimento

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 07-03-2024

Com o objetivo de prestar uma resposta cada vez mais diferenciada à população, o Hospital CUF Coimbra criou a Unidade de Parkinson e Doenças do Movimento, que conta com uma equipa dedicada e multidisciplinar envolvida no diagnóstico, tratamento e acompanhamento ao longo de toda a evolução da doença. Esta Unidade garante uma resposta adequada às necessidades específicas de cada doente e respetiva família. 

PUBLICIDADE

A Doença de Parkinson é uma das doenças degenerativas mais comuns em que existe perda progressiva de neurónios, afetando o controlo de movimentos. É mais frequente em pessoas acima dos 60 anos e estima-se que atualmente mais de 20 mil portugueses sofrem desta doença. Apesar de ainda não existir cura, “os sintomas da doença podem ser controlados através de medicação e outras intervenções não farmacológicas disponíveis como é o caso dos programas de fisioterapia, do treino cognitivo e da cirurgia através de estimulação cerebral profunda”, destaca Fradique Moreira, Neurologista especialista em Doenças do Movimento e Coordenador da Unidade de Parkinson e Doenças do Movimento do Hospital CUF Coimbra. 

De acordo com o médico, as doenças do movimento não se manifestam da mesma forma em todas as pessoas, pelo que “é necessário um acompanhamento multidisciplinar regular com profissionais que trabalham de forma integrada, com o foco em cada doente e no seu cuidador, de forma a responder às necessidades de cada pessoa ao longo de toda a evolução da doença”. 

PUBLICIDADE

Nesta unidade multidisciplinar o doente é avaliado e acompanhado por uma equipa especializada e com experiência no seguimento destas doenças, constituída por especialistas em Neurologia, Neurocirurgia, Psiquiatria, Neuropsicologia, Fisioterapia e Enfermagem. Para além das consultas diferenciadas, esta Unidade tem também a vertente de Hospital de Dia e internamento para doentes com necessidade de ajuste terapêutico mais complexo ou que necessitam de ser submetidos a cirurgia.

A criação desta nova Unidade, permite ao Hospital CUF Coimbra continuar a prestar cuidados de saúde mais completos e garantir tratamentos personalizados e atempados à população.  

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE