Governo

Hospitais privados dizem que Governo devia investigar forma como são distribuídas “migalhas”

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 10-01-2014

 O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada acusou hoje o Ministério da Saúde de não investigar a forma como distribui “as migalhas” ao setores privado e social, e lamentou que seja a comunicação social a fazer essa investigação.

PUBLICIDADE

Artur Osório falava à agência Lusa a propósito da reportagem difundida quinta-feira na SIC, sobre alegadas cobranças ilegais ao sistema de Proteção Social dos Trabalhadores em Funções Públicas (ADSE) e ligações entre o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e um grupo privado de saúde.

“É lamentável ser a comunicação social a investigar o que devia ser o Ministério da Saúde a fazer”, disse Artur Osório, defendendo “auditorias constantes aos negócios da saúde e aos negócios com o Estado”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para este administrador de um grupo privado de saúde, existe uma “distribuição de migalhas dos dinheiros do Estado que está nas mãos de uns senhores que têm esse poder” e que, na sua opinião, devia ser investigada.

A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) defende uma separação do setor público e privado, por acreditar que desta forma será a própria concorrência a escrutinar as situações irregulares.

PUBLICIDADE

Para Artur Osório, “são as escolhas individuais que deverão determinar a quem e de que forma o Estado, na posição de financiador e auditor, deverá contratar os serviços e os cuidados para satisfazer a população”. “A liberdade de escolha fomentará a transparência, a concorrência, a eficiência e a qualidade”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE