Mundo

Homem com enxaquecas horríveis tinha larvas de ténia no cérebro

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 15-03-2024

Imagem: Selvanegra/istock

Um homem da Flórida, nos EUA, e que sofria de enxaquecas agravadas, tinha larvas de ténia parasitas no cérebro, segundo um relatório publicado este mês no American Journal of Case Reports.

PUBLICIDADE

Segundo a CNN Portugal, os médicos acreditam que a infeção por ténia teve origem no seu hábito de comer bacon mal passado.

O homem de 52 anos, não identificado, foi inicialmente ao médico porque as suas enxaquecas se tinham agravado subitamente ao longo de quatro meses. Elas aconteciam quase semanalmente, eram muito dolorosas e não respondiam aos medicamentos, segundo o relatório.

PUBLICIDADE

O médico pediu uma TAC, que revelou múltiplos quistos – bolsas cheias de líquido – em todo o cérebro. Inicialmente suspeitando que ele poderia ter uma doença neurológica rara chamada quistos neurogliais congénitos, os médicos internaram-no num hospital de Orlando para consultar um neurocirurgião.

Outros exames laboratoriais e de imagem no hospital mostraram que os quistos eram larvas de ténia parasitas que se tinham instalado no seu cérebro e provocado uma infeção chamada neurocisticercose, refere o relatório.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE