Vamos

História de associação de apoio ao idoso em Coimbra vai ser reunida em livro

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 13-07-2023

  A Associação Nacional de Apoio ao Idoso (ANAI), em Coimbra, vai reunir em livro a história da instituição, desde 1994, no âmbito das comemorações do 30.º aniversário.

PUBLICIDADE

“Foi convidado o senhor professor Ribeiro Ferreira, na qualidade de presidente da Assembleia Geral da instituição, que aceitou este desafio de compilar num livro esta história toda de crescimento e enriquecimento da ANAI”, disse hoje, numa conferência de imprensa, em Coimbra, a presidente da direção da ANAI, Sónia Vinagre.

A instituição comemorou, na quarta-feira, 29 anos de serviço à população idosa do concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

Com o mote, “30 anos – 30 eventos”, a ANAI vai ter um conjunto de iniciativas, até ao dia 12 de julho de 2024, para assinalar o seu 30.ºaniverário.

Este livro é uma das atividades que vão marcar a data.

PUBLICIDADE

publicidade

Sónia Vinagre lembrou que Ribeiro Ferreira, além de ser atualmente presidente da Assembleia Geral, foi também presidente da direção da ANAI, por isso, “conhece a instituição” e o seu crescimento, além de que já tinha feito anteriormente algum “levantamento do historial da ANAI”.

O livro estará disponível “um bocadinho antes” da data do aniversário.

Esta ideia surge para “dar a conhecer” a ANAI, a sua evolução e em simultâneo poder perpetuar no tempo a sua história.

Atualmente a Associação está a calendarizar os eventos, que serão anunciados no mês de outubro.

“Propomos comemorar cada dia de cada resposta social e valência e depois todas as atividades que iremos desenvolver estarão relacionadas com os 30 anos”, frisou.

Aos jornalistas, a presidente recordou a prioridade em adquirir mais uma viatura, de nove lugares, visto que o Centro de Dia atingiu quase a sua capacidade máxima de 25 utentes.

Conseguir um espaço condigno para a oficina de encadernação e restauro de livros, assim como a construção de uma Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) são outras das ambições da associação.

Sónia Vinagre admitiu a possibilidade de as receitas geradas com as atividades das comemorações do 30.º aniversário reverterem reverter para a compra da viatura.

A Associação Nacional de Apoio ao Idoso, fundada em 1994, por iniciativa de um grupo de cidadãos, a maioria deles ligados ao Clube de Empresários de Coimbra, tem a funcionar a Universidade do Tempo Livre (UTL), o Observatório Social do Idoso (OSI), o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), a Oficina do Idoso (OFCI), o Centro de Dia (CD) e o Banco de Ajudas Técnicas (BAT).

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE