Coimbra

Há festa nas Aldeias de Montanha da Estrela e Gardunha!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-06-2019

A Aldeia de Montanha de Alcongosta, no concelho do Fundão, em plena Paisagem Protegida da Serra da Gardunha, dá o arranque das Festas de Montanha, já este fim de semana, aqui as festividades são inspiradas nas cerejas da Gardunha. Esta celebração marca o início de um conjunto diversificado de festas que ocorrem nas Aldeias de Montanha, ao longo do ano.

PUBLICIDADE

Também neste fim de semana, mas no Parque Natural da Serra da Estrela, as Aldeias de Corujeira e Trinta, no concelho da Guarda, recebem as Jornadas da Lã. E a temática é, mesmo, a lã. Nestes dias não faltam experiências e oficinas que retratam as dinâmicas da Aldeia no ciclo da lã desde o rebanho do pastor até ao tear. A visita ao Museu dos Meios é o remate perfeito da visita. A musica, com um espetáculo de opera na aldeia, e a gastronomia com refeições comunitárias são algumas das atividades propostas.

PUBLICIDADE

No fim de semana de 21 a 23 de junho, o verão “nasce” em Alvoco da Serra, no concelho de Seia. São as Festas do Solstício. Aqui, a Caminhada do Lampião, que acontece na noite de 22 para 23, é o ponto alto. E tal como outrora, percorre os campos junto à ribeira de Alvoco, pela noite fora, em homenagem aos agricultores, que em tempos regavam os campos à luz de um lampião. Para participar na caminhada, o lampião continua a ser obrigatório, mas já não é necessário ter campo de cultivo em Alvoco. Basta aparecer! Nas ruas, a decoração é responsável e sustentável, reutilizando, reciclando e respeitando a natureza. Toda a arte de rua é feita por quem lá vive, numa combinação surpreendente entre duas artistas convidadas para uma residência artística na aldeia.

Ainda neste fim de semana, e na terra chã da montanha, mesmo que não seja pastor, pode ir à romaria das ovelhas! Na aldeia da Folgosa da Madalena em Seia, é dia de desfile dos rebanhos em volta da capela do São João. Segundo a tradição pastoril, só depois de benzidos os rebanhos se pode subir para a serra, a tradicional transumância.

PUBLICIDADE

publicidade

E se ser pastor está no imaginário de todos, nas Aldeias de Montanha é possível sê-lo por um dia e fazer a transumância. Anote na agenda, 6 de julho! O dia é duro, mas intenso e cheio de emoções e sensações que nos fazem crer que a paixão e dedicação é o fator de sucesso em tudo o que fazemos, encaramos o chavão “o amor move montanhas” de forma diferente. Caso contrário, não haveria pastores na serra

No fim de semana de 26 a 28 de julho a aldeia de Videmonte, no concelho da Guarda, recebe mais uma edição do Festival do Pão. Nesta festa celebra-se a abundância dos campos de centeio do planalto norte da serra da Estrela, talvez uma das paisagens agrícolas de montanha mais bem preservadas do país.

Nesta celebração ao pão de centeio cozido nos fornos de lenha junta-se uma dimensão criativa que resulta de uma residência artística com os habitantes da aldeia. O objetivo é contar histórias e memorias locais também por via das artes, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira instalação artística. As ruas e casas da aldeia são pontos de convívio entre todos, habitantes locais e turistas.

A identidade das aldeias, a dimensão comunitária a que se juntam as artes e a sustentabilidade ambiental são os conceitos transversais e agregadores das Festas de Montanha.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE