Coimbra

Há conimbricenses que às duas não querem voltar a dar uma. Veja o vídeo

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-10-2022

Portugal vai entrar no horário de inverno. De sábado para domingo os relógios vão atrasar uma hora. Assim, quando forem duas horas da madrugada passa a ser uma.

PUBLICIDADE

No dia da mudança o leitor vai poder dormir um pouco mais, no entanto, a partir daí anoitece mais cedo. 

O atual regime de mudança da hora na União Europeia é regulado por uma diretiva que determina que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados, respetivamente, uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão. 

PUBLICIDADE

A abolição desta mudança é algo que tem estado em discussão em grande parte do mundo. O Parlamento Europeu emitiu uma diretiva em 2018, que propõe a extinção da mudança bianual da hora, devendo a cada país a opção pela permanência em horário de verão ou de inverno. 

A poupança de energia é um dos pontos indicados como benéficos da mudança de fuso horário, mesmo que seja pouco significativa.

PUBLICIDADE

Embora existam benefícios, esta alteração também acarreta inconvenientes. As alterações de sono, do estado de ânimo e de capacidades cognitivas são alguns exemplos.

Todos os anos, aquando desta mudança, chega o horário de inverno e uma parte da sociedade adora e a outra odeia. Há também quem seja indiferente. A verdade é que ambos os grupos levam tempo para se adaptar à chegada de também ao fim deste horário que se inicia em outubro e termina em março. 

O Notícias de Coimbra foi saber qual a opinião dos conimbricenses e constatou que grande parte dos inquiridos referiu não concordar com esta alteração. A justificação prende-se, na maioria das vezes, pelo facto de ficar de noite muito cedo. “Levanto-me muito cedo, ainda de noite, para vir trabalhar. Quando saio do trabalho também já está de noite”, refere uma das pessoas. Outro dos inquiridos manifesta o seu desagrado e realça “quem vai sofrer mais com esta questão são as crianças”. 

Houve, contudo, quem concordasse com esta decisão, alegando que, apesar de no início custar a habituar, para a frente o dia rende mais.

Quer se concorde quer não, a verdade é que o fuso horário vai mudar no próximo domingo. Não se  esqueça de atrasar o relógio uma hora.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE