Primeira Página

Carlos de Oliveira dá nome a bolsa de investigação da Liga Portuguesa contra o Cancro

António Alves | 3 meses atrás em 06-05-2024

O antigo presidente do Núcleo Regional do Centro (NRC) e da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Carlos de Oliveira, dá nome a uma das sete bolsas de investigação promovidas por esta instituição. Ginecologia oncológica é a área de estudo que irá receber um incentivo financeiro de 10.000 euros.

PUBLICIDADE

A Bolsa de Investigação Carlos de Oliveira junta-se às seis bolsas já criadas pelo núcleo e que, em dois dos casos, prestam homenagem a Dário Cruz e Rocha Alves. Nestes dois casos, trata-se de investigação dirigida, respetivamente, à área do cancro da mama e à área da oncologia.

As restantes quatro destinam-se a investigadores com possibilidade de desenvolverem, em Portugal, um projeto de investigação na área da oncologia, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO).

PUBLICIDADE

As sete bolsas dirigem-se a investigadores da região Centro, área de atuação do núcleo regional. As candidaturas abriram esta segunda-feira e terminam a 30 de junho.

Na conferência de imprensa de apresentação das bolsas, o presidente do Núcleo Regional do Centro Vítor Rodrigues lembrou que estes 70.000 euros resultam do apoio prestado pela comunidade através da consignação do IRS, donativos e do peditório nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Vítor Rodrigues

O responsável fez ainda um balanço das bolsas atribuídas nos últimos anos. No caso das bolsas Cimago (criadas em 2015), jã foram atribuídas 28 no montante global de quase 330 mil euros.

Quanto à Bolsa Rocha Alves (iniciou-se em 2016), já foram atribuídas 8 bolsas no montante global de 94 mil euros, enquanto a Bolsa Dário Cruz (criada em 2023) apenas atribuiu 1 bolsa no valor de 10 mil euros.

“Perto de 434 mil euros de montante total financiado”, afirmou o responsável.

Na sessão, o homenageado Carlos de Oliveira não escondeu o orgulho de ver o seu nome atribuído a uma Bolsa de Investigação, mostrando-se confiante de que a investigação irá perdurar no tempo e “com resultados gratificantes”.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação das Bolsas de Investigação do NRC

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE