Coimbra

Grupo Sanfil Medicina celebra 65 anos de história “com gala memorável”. O Futuro é já dia 26 de Dezembro!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-12-2018

No dia 21 de Dezembro de 2018, o Grupo Sanfil Medicina (GSM), reuniu  colaboradores, sócios e convidados para festejar o 65º aniversário do grupo.

PUBLICIDADE

Um evento memorável, no Convento São Francisco, em Coimbra, que contou com a presença de mais de 700 pessoas.

O evento contou com a presença de responsáveis autárquicos de todas as localidades em que os grupo está presente: Coimbra, Leiria, Alcobaça, Pombal, Lousã, Cantanhede, Figueira da Foz, Aveiro, Viseu e Marinha Grande.

PUBLICIDADE

Durante o momento solene de recepção aos convidados, as intervenções apontaram, de forma clara e inequívoca, o que será a atividade estratégica do grupo durante o ano de 2019.

Joana Mota, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Sanfil Medicina, reforçou a ideia que, com a refundação do GSM em 2016, iniciou-se um novo ciclo, “com matriz de seriedade e transparência, de entrega aos que nos procuram, de complementaridade e responsabilidade com os nossos parceiros e clientes, de simplicidade e discrição, porque focados no objectivo central, que nunca é demais reafirmar, de serviço ao utente”.

PUBLICIDADE

publicidade

Se por um lado, a refundação, segundo referiu, trouxe um novo ciclo, o futuro nas palavras da presidente, trará “princípios de intervenção estrutural nos edifícios das unidades clínicas, preparando-os para que respondam sempre aos desafios que se vão colocando na área da saúde, sem abdicar das nossas localizações” e para isso, continua, “há a realçar o vasto programa de investimentos no vector estratégico da tecnologia, nomeadamente, equipamentos de suporte ao diagnóstico e de auxílio ao tratamento e sistemas de informação”

Se para Joana Mota o futuro traz inovação tecnológica e unidades mais modernas, para Duarte Nuno Vieira, Diretor da Faculdade de Medicina de Coimbra (UC), o futuro traz um protocolo único entre as duas instituições da cidade.

Duarte Nuno Viera revelou que “a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e a Sanfil estão a desenvolver um protocolo de cooperação que permitirá a concretização plena de uma colaboração, não apenas a nível formativo mas extensível também a outras áreas não menos relevantes, nomeadamente a investigação científica no domínio da saúde”.

Uma cooperação entre uma escola pública e uma unidade de saúde privada porque, nas palavras do diretor, a Faculdade de Medicina da UC “confia em absoluto na qualidade dos cuidados prestados por esta unidade privada; confia plenamente na qualidade dos profissionais que nela exercem funções, e porque tem a consciência de que a Sanfil procura continuamente manter a atualização científica e tecnológica necessárias para que os cuidados de saúde que presta continuem a ser referência”.

O diretor da Faculdade de Medicina tem a certeza de que, nesta parceria, pode contar com “a capacidade e competência que o grupo Sanfil tem evidenciado com a sua experiência na promoção de novos conceitos no lançamento e concretização de projetos inovadores e no assegurar do seu sucesso”.

Carlos Cidade, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), orgulha-se de afirmar que “Coimbra tem os melhores cuidados de saúde a nível nacional” e, numa menção à instituição aniversariante foi taxativo: “A Sanfil está aqui e recomenda-se”.

Em relação aos 65 anos do GSM, Carlos Cidade afirmou que, “apesar dos últimos 65 anos terem sido vividos com turbulências na economia e na política, a Sanfil resistiu sempre, mantendo os seus objectivos bem definidos”. Por fim, agradeceu ao Grupo por tudo aquilo que tem feito pela Cidade de Coimbra estando certo que, pelos projetos já apresentados pela instituição à CMC, irá haver “um futuro com risco mas com a coragem de quem sabe realizar”.

No momento destinado aos discursos, Alfredo Mota e João Serpa Oliva, sócios e filhos dos fundadores do Grupo, salientaram a “empatia e compaixão” com que os utentes são cuidados e, em discursos visivelmente emocionados, ambos pautaram pelo lema “não são as instituições que fazem os homens, mas sim os homens que fazem as instituições.”

Após o jantar, e antes do espetáculo dos sempre imprevisíveis “Commedia à la Carte”, apresentado por Jorge Gabriel, o evento contou ainda com dois momentos importantes: homenagens (dois prémios carreira e um prémio relevação) e uma “prenda de natal”.

O Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro e colaborador do Grupo Sanfil Medicina há várias décadas, Carlos Oliveira, e Fernando Monteiro, funcionário do grupo de saúde desde dos 13 anos de idade, receberam o “Prémio Carreira”. João Cruz, enfermeiro responsável do bloco operatório da Casa de Saúde de Santa Filomena, foi distinguido com o “Prémio Revelação”.  

Se o momento das homenagens foi importante, não menos importante foi a “prenda de natal” trazida pelo CEO do Grupo, Pedro Marcelino. O diretor máximo da instituição informou que, à imagem do ano passado, irá haver a distribuição de cerca de 300 000 euros de “dividendos” pelos seus colaboradores.

A noite não terminaria sem, todos em uníssono, cantarem os parabéns pelos 65 anos de história. Durante o momento, Joaquim Mira, sócio do Grupo, agradeceu a presença de todos e reforçou a confiança no futuro “com a certeza de que, o caminho traçado, visa um objectivo comum: o bem estar do utente e o suporte do médico que o trata”.  

Apesar de 2019 ser um ano de crescimento, ainda no decorrer deste ano – mais concretamente no dia de aniversário (26 de Dezembro) – irá ser lançada, no Iparque em Coimbra, a primeira pedra do Centro Corporativo da Holding. Um local que pretende ser o polo central dos serviços que GSM oferece na região centro do País.   

Com o foco no crescimento e fortalecimento do Grupo e sempre em prol do utente, para 2019, a empresa, entre outras obras, irá reformular as suas duas principais unidades: Casa de Saúde de Santa Filomena e Centro Hospitalar de S. Francisco.

A Sanfil reafirma que “a longevidade é sinónimo de experiência, maturidade, conhecimento e reconhecimento, profissionalismo, credibilidade e responsabilidade, mas também de humanismo, dedicação, capacidade de inovação e espírito de missão”.

A comemorar 65 anos de existência, a instituição que, em 26 de dezembro de 1953, surgia em Coimbra com o nome de Casa de Saúde de Santa Filomena, Policlínica Lda. para revolucionar o panorama dos cuidados médicos a nível nacional, mantém-se hoje, sob a denominação de Grupo Sanfil Medicina, merecedora da confiança de milhares de pessoas, que lhe entregam o seu bem mais precioso: a Saúde.

Actualmente com mais de 313.000 consultas e mais de 160.000 meios complementares de diagnóstico e terapêutica por ano, o Grupo Sanfil Medicina assegura ainda um número de cirurgias que ultrapassa as 11.000 intervenções.

Hoje, os colaboradores do Grupo Sanfil Medicina, directos e indirectos, são mais de 1150, dos quais cerca de 400 são médicos.

Está presente em Coimbra, mas também em Alcobaça, Aveiro, Cantanhede, Figueira da Foz, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Pombal e Viseu, onde são cuidadas pessoas vindas de todos os pontos do país.

Fundada por Aníbal Blanc Paiva, António Augusto Dias, António Jorge Ferreira, António Maria Ponty Oliva, António Vitorino Namorado, Bento Rodrigues da Silva Marques, Guilherme Gonçalves de Oliveira, Jacinto Lalanda Ribeiro, João Carlos de Moura Marques, Joaquim Moura Ramos e Rui Emanuel da Cunha Clímaco, foi uma das primeiras unidades de saúde com bloco operatório e internamento na cidade de Coimbra, voltada para o Rio Mondego.

Navegou pelas últimas seis décadas e meia sempre norteada pelos mesmos princípios: oferecer à população os melhores cuidados médicos, com os profissionais mais bem preparados e a tecnologia mais inovadora.

Sonhada e concretizada num Portugal ainda distante do Serviço Nacional de Saúde, que só surgiria duas décadas depois, a Casa de Saúde de Santa Filomena investiu desde a primeira hora em meios técnicos avançados e em capital humano, alargando sucessivamente a oferta clínica a novas especialidades e granjeando o reconhecimento e a confiança de doentes, entidades públicas e privadas e demais stakeholders da área da saúde.

O grupo salienta que “para a longa história de sucesso desta instituição muito contribuiu a capacidade de, em cada momento, perceber a Região, o País, a Sociedade, os princípios de boa governança e, fundamentalmente, as necessidades das pessoas. É assim que, logo na década de 80 do século passado, a Casa de Saúde de Santa Filomena abre o seu primeiro centro especializado, com a unidade de hemodiálise, em parceria com a Urodine, Lda. Seguem-se os Centros de Excelência nas áreas da Coluna, da Urologia, da Estética e Cirurgia Plástica, do Atendimento Clínico/Sinistralidade e da Obesidade, todos eles assentes em parcerias estratégicas com os médicos de referência nas respectivas especialidades, contando com profissionais dedicados e espaços modernos e adequados, bem como na mais avançada e diferenciadora tecnologia”.

Na viragem do século, já sob a denominação Sanfil, S.A., a sociedade por quotas abre-se ao mercado, com a transformação em sociedade anónima e a possibilidade de integração no seu capital, de profissionais de saúde relevantes, como é o caso de Joaquim Mira, oftalmologia de referência no nosso país. Alargava o leque da oferta em serviços médicos de excelência, reforçados pouco depois com uma nova unidade de hemodiálise – a Nefrovales – e um centro medicina física e de reabilitação – o Cidral.

Em 2012, o Grupo Sanfil assume uma linha estratégica de crescimento e concretiza a parceria com o Centro de Otorrinolaringologia de Coimbra – o COC – e adquire a maioria do capital do Grupo Diaton e do Grupo Centro Hospitalar de S. Francisco, transformando-se num dos mais relevantes operadores da saúde privada na região centro do país.

A instituição salienta que “aos resultados gerados junta-se a criação de mais postos de trabalho, numa dinâmica que envolve a comunidade e a região no seu crescimento. A qualidade da oferta do Grupo Sanfil motiva um progressivo crescimento da procura: aumenta o número de utentes, de profissionais de saúde e de entidades públicas e privadas que o elegem como prestador de cuidados de saúde aos seus beneficiários”.

Em 2016, o Grupo Sanfil volta a dar mostras da sua capacidade de adaptação aos novos desafios e um conjunto maioritário de sócios reflete e decide que o projeto fundador, que tinha crescido e sofrido as alterações próprias da sua história, exigia, em memória de todos os que por ele pugnaram, e pelas três gerações já envolvidas, ser reforçado com novas ferramentas, novos processos e novas práticas.

Assim nasce um novo ciclo de desenvolvimento alicerçado num projeto designado de refundação, que reafirma e exige que se sigam os princípios fundacionais e impulsiona o Grupo para as melhores e mais recentes práticas de governance, de organização corporativa e de profissionalização da gestão.

Deste projeto, em plena implementação, nasceu o nome, fiel às origens e vontade dos seus fundadores, – Sanfil Medicina, corporizado na homónima holding operativa do Grupo, na qual se concentra o comando e a estratégia do Grupo para a concretização do sonho que, desde há 65 anos, preside a todas as decisões, a todas as alterações, a todas as inovações e a todo o crescimento – a saúde de todos os que o escolhem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE