Coimbra

Grávida queixa-se de cheiro nauseabundo de colónia de gatos em Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 05-05-2022
Uma mulher queixa-se que tem à porta de casa, em São Martinho do Bispo, Coimbra, uma colónia de “gatos incontrolável com um cheiro nauseabundo”. Rita Dias está grávida e não é imune à toxoplasmose, uma doença infecciosa transmitida por felinos, por isso sente-se preocupada e já denunciou o caso à Câmara Municipal de Coimbra, ao Serviço Médico Veterinário, à Delegação Regional de Saúde e ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
 
“Não posso ter a janela aberta, não posso deixar o meu filho vir para a rua brincar, é fezes de animais pelo chão”, lamenta Rita Dias, 33 anos, moradora na Travessa da Fontanheira, em São Martinho do Bispo, Coimbra. “Existe uma colónia de gatos incontrolável”, assegura.
 
Rita está grávida e mostra-se preocupada porque “não está imune à toxoplasmose” e todos os dias tem de limpar as fezes dos animais, bem como enfrentar “o cheiro nauseabundo que existe na rua”.
 
Ao Notícias de Coimbra contou que já apresentou queixa na Junta de Freguesia, na Câmara Municipal, no Canil, na Polícia Municipal,  Delegação Regional de Saúde e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). “Como não estou imune à toxoplasmose, ter de limpar as fezes todos os dias, ter de passar onde eles comem e dormem, com um cheiro nauseabundo, de chegar a dar vómitos, se eu apanhar uma doença ou o bebé que eu espero, quem é que se vai responsabilizar?”, questiona. 
 
” Tenho a rua infestada de gatos, que são alimentados por uma vizinha em plena via pública”, queixa-se dizendo que sabe que, segundo a lei, a cuidadora “não pode ser proibida de alimentar os animais, mas não o pode fazer em espaços públicos e de circulação de pessoas”.
 
No entanto, Rita Dias garante que não está contra a existência da colónia de gatos, mas exige “higiene, limpeza e respeito pelos espaços comuns”.
 
No âmbito das reclamações que tem apresentado, a moradora foi recebida esta semana no Canil Municipal onde lhe foi transmitido que iriam capturar os animais que ainda não estão esterilizados, mas que estes seriam depois de novo devolvidos à Travessa da Fontanheira, segundo a própria contou ao NDC. 
 
Questionado pelo Notícias de Coimbra, o vereador Francisco Queirós, responsável pela pasta do Serviço Médico Veterinário e Segurança Alimentar (SMVS) do Município de Coimbra, disse que a autarquia tem conhecimento das várias reclamações apresentadas por Rita Dias e que “em 2020 foi elaborada pelo SMVS a informação relativa à avaliação da situação relacionada com gatos de rua na Travessa da Fontanheira”.  Nesse sentido, esclarece, a colónia tem sido acompanhada e neste momento apenas existem naquele habitat seis gatos.
 
O vereador adiantou que já este ano foram realizadas visitas pelas três médicas veterinárias da Câmara, sendo que uma delas foi acompanhada por agentes de fiscalização da PSP. “Em nenhuma das últimas visitas se verificaram focos de insalubridade”, garante Francisco Queirós, adiantando que a reclamante já foi informada das diligências que têm sido efetuadas, assim como a Delegação de Saúde e o ICNF.
 
Para “melhorar as condições do posto de alimentação foi feita a proposta de aquisição de um abrigo de alimentação específico” que a autarquia pretende colocar em breve na Travessa da Fontanheira, revelou ainda o vereador.
 
Veja o vídeo do Direto NDC:
 

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE