Coimbra

 Grão-mestre da maçonaria recorda “cidadão exemplar” e grande maçom António Arnaut

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-05-2018

 O grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, recordou António Arnaut, que morreu hoje, como um “cidadão exemplar” e um antigo grão-mestre que procurou abrir a maçonaria à sociedade.

PUBLICIDADE

“O doutor António Arnaut era um cidadão exemplar. Ficámos todos mais pobres com o seu falecimento, mas ficámos todos mais ricos com o seu legado”, disse aos jornalistas Fernando Lima, que marcava hoje presença nas cerimónia fúnebres, que decorrem na antiga igreja do Convento São Francisco, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

António Arnaut, sublinhou, foi “um grão mestre do Grande Oriente Lusitano que teve sempre uma grande preocupação: não só de dar a conhecer a maçonaria, mas de abrir a maçonaria à sociedade”.

PUBLICIDADE

Para Fernando Lima, António Arnaut era mais do que o ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde: “Era um cidadão exemplar, um homem de causas e um grande maçom”.

Dentro da antiga igreja há uma bandeira de Portugal sobre o corpo de António Arnaut, estando cravos aos pés e à cabeça, assim como no chão, junto ao caixão.

A bandeira de Portugal surge atrás do caixão, onde estão também a sua toga de advogado, a faixa de mestre da maçonaria e as insígnias da Ordem da Liberdade.

Desde as 18:30 de hoje que familiares, amigos e populares foram entrando e prestando a sua última homenagem a António Arnaut, ao som de “Requiem”, de Mozart.

Na antiga igreja do Convento São Francisco, marcaram presença figuras como o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, o presidente da Câmara de Penela (de onde António Arnaut era natural), Luís Matias, o ex-secretário de Estado da Saúde e antigo presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, José Martins Nunes, e a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques.

As portas da antiga igreja encerram hoje depois das 23:00 e voltam a abrir na terça-feira, às 10:00, para a família.

Às 10:30, abrem para a população em geral e, às 16:45, o corpo sairá de Coimbra para a Figueira da Foz, onde será cremado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE