Desporto

Grande Prémio Alves Barbosa mostra “o futuro do ciclismo nacional” na Região Centro

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 30-08-2023

O Grande Prémio Alves Barbosa vai para a estrada de 8 a 10 de setembro, mantendo a sua vocação internacional, voltando a promover o desporto e a modalidade do ciclismo junto das camadas mais jovens.

PUBLICIDADE

“É uma prova muito importante, aqui está o futuro do ciclismo nacional”, afirmou, esta quarta-feira, 30 de agosto, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

Para Emílio Torrão, que falava na apresentação da programação do XXVIII Grande Prémio Alves Barbosa – Cadetes, trata-se de “uma prova de jovens ciclistas, dos futuros campeões”.

PUBLICIDADE

O pelotão, que vai ligar Montemor-o-Velho a Águeda e a Coimbra, irá reunir cerca de 140 jovens corredores da categoria cadetes em representação de duas dezenas de equipas, quatro das quais oriundas de Espanha.

“Há uma perspetiva entre 130 e 140 ciclistas que irão participar no Grande Prémio Alves Barbosa”, salientou, Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

PUBLICIDADE

publicidade

Décio Matias, vereador do Desporto do município montemorense, adianta que esta edição “poderá ser a melhor de sempre”, sublinhando que pela “primeira vez todas as freguesias do concelho” serão contempladas pela passagem do pelotão.

A festa do ciclismo vai percorrer as estradas da região e este ano, paralelamente à etapa que faz a ligação Montemor-o-Velho – Águeda, vai contar com um prólogo e, na segunda e última etapa, parte de Coimbra, junto da Porta Férrea, para terminar neste concelho do Baixo Mondego.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra agradeceu a oportunidade que foi dada “à cidade dos estudantes” para integrar esta prova. Carlos Lopes realçou a parceria entre os dois municípios.

O prólogo realiza-se no dia 8 de setembro, com o primeiro ciclista a  sair às 17:00.

A 9 de setembro vai para a estrada a primeira etapa que liga Montemor-o-Velho a Águeda. A partida é às 14:50 do Centro Náutico e chegada às 17:00 junto aos Bombeiros Voluntários de Águeda.

A última etapa corre-se no dia 10 de setembro, com o pelotão a deixar a Porta Férrea da Universidade de Coimbra pelas 10:00, estando prevista a chegada ao Castelo de Montemor-
o-Velho por volta das 12:00.

Ainda no dia 8 de setembro  “O ciclismo vai à escola”, um programa da Federação Portuguesa de Ciclismo que pretende despertar os mais novos para a importância do ciclismo. No Parque Ribeirinho, entre as 10:00 e as 17:00 será colocado um percurso de iniciação para que os mais novos possam experimentar e aprender a andar de bicicleta.

No dia 10 de setembro, a partir das 10:00, decorre a final da Taça de Portugal de Paraciclismo nesta vila do Baixo Mondego. A prova conta com cerca de 30 paratletas, que vão disputar um circuito de 5 quilómetros.

O XXIII Grande Prémio Alves Barbosa é uma organização do Município de Montemor-o-Velho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo da Beira Litoral, reconhecendo  o trabalho desenvolvido por Alves Barbosa em Portugal e no estrangeiro, enquanto atleta que representou as cores nacionais nas mais importantes competições de ciclismo mundiais.

Alves Barbosa foi o expoente máximo do ciclismo português na década de cinquenta. Foi o mais jovem ciclista a triunfar na Volta a Portugal, em 1951, com apenas dezanove anos. Mais tarde alcançaria outro recorde: a tripla vitória na Volta (1951, 1956 e 1958). Em 1956 foi décimo no Tour de France. 

Veja os vídeos:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE