Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Governo

Governo diz que vai atualizar estratégia nacional para a floresta

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-01-2023

O ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, disse hoje que no próximo mês será convocado o Conselho Nacional Florestal, para discutir a atualização da estratégia nacional para a floresta.

PUBLICIDADE

Uma estratégia, disse, “em linha com a nova estratégia europeia paras florestas 2030”, avançando “medidas de regulação para o mercado florestal”.

Falando na comissão parlamentar de Agricultura e Pescas (audição regimental), Duarte Cordeiro disse também que ainda este mês será aberto um novo concurso, com uma dotação de 20 milhões de euros, dedicado aos Condomínios de Aldeia, “ampliando critérios para que seja mais prático e rápido atingir o número de 800 condomínios abrangidos”.

“Entre 2020 e 2022 foram apoiados 203 condomínios de aldeia num total de seis milhões de euros com uma taxa de financiamento de 100% a fundo perdido”, explicou o ministro.

Os condomínios de aldeia fazem parte, com três outras medidas, do Programa de Transformação da Paisagem, que tem alocados 270 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência.

Lembrando a seca em termos hidrológicos do ano passado e a recuperação recente de albufeiras, Duarte Cordeiro lembrou os planos regionais de disponibilidades hídricas que estão a ser preparados, seja o do Algarve, seja o do Alentejo, que “em breve será apresentado” e que passa por investimentos na ligação entre o Alqueva e sistemas próximos do litoral.

Para o Alentejo, recordou, deve ir mais uma dessalinizadora, além da do Algarve.

“Identificamos necessidades no litoral alentejano, na zona do Mira e também na zona de Sines” disse Duarte Cordeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com