Região

Góis festeja 50 anos da revolução do 25 de Abril até novembro

Notícias de Coimbra | 2 semanas atrás em 17-04-2024

A Câmara de Góis, no distrito de Coimbra, vai assinalar os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974 com palestras, debates, espetáculos musicais, exposições e sessões de literatura, cujas atividades se prolongam até novembro.

PUBLICIDADE

“Temos atividades dedicadas às crianças, aos jovens e mais velhos, que é abrangente e transversal a todas as faixas etárias”, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Rui Sampaio, salientando que, este ano, os municípios têm ainda “mais obrigação de enfatizar este acontecimento, sobretudo junto dos mais novos”.

O autarca realçou que as comemorações procuram “reforçar a democracia e destacar algumas das principais conquistas do 25 de Abril de 1974”, de modo a permitir a reflexão e o debate “sobre o que se cumpriu e o que falta cumprir”.

PUBLICIDADE

Sublinhando que a liberdade “é algo que se deve cultivar todos os dias”, Rui Sampaio convidou os jovens a participar nas atividades e a procurarem conhecer em profundidade o país que existia antes e depois do 25 Abril, que acabou com o regime de ditadura e instaurou a democracia.

“Às novas gerações, que nasceram em liberdade, convidamos a revisitar a história de Portugal, através da participação ativa no conjunto diversificado de iniciativas que preparámos”, apelou o presidente da Câmara de Góis, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Rui Sampaio realçou que o dia 25 de Abril de 1974 marcou o início de um caminho “de profundas transformações económicas, sociais e culturais”, pelo que importa “relembrar as conquistas e os sólidos valores de Abril”.

As comemorações dos 50 anos da Revolução tiveram início em abril, com a exposição itinerante “Adeus, Pátria e Família”, do Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, no ‘foyer’ da Casa Municipal da Cultura, que vai estar patente até final do mês.

Na véspera do dia da Revolução dos Cravos, a 24 de abril, realiza-se um concerto no auditório da Casa da Cultura, com a atuação do grupo de fados Pardalitos do Mondego e vários convidados.

No dia 25, o município de Góis promove uma sessão solene do 50.º aniversário do 25 de Abril e o visionamento da curta-metragem “Terra da Fraternidade”.

O programa inclui a iniciativa Conversas em Liberdade: “Abril, Liberdade e Juventude”, no espaço multiúsos da Casa da Cultura de Góis, no dia 27, envolvendo as associações juvenis do concelho.

O concerto “Zeca Afonso: Sabes quem é?”, pelo grupo Catrapum Catrapeia, no espaço multiúsos da Casa da Cultura, dirigida aos seniores das instituições de solidariedade social, preenche a tarde do dia 29.

No último dia de abril, e também no âmbito da 26.ª Feira do Livro de Góis, realiza-se mais uma sessão da iniciativa Conversas em Liberdade: “Plantas Comuns, Usos e Fins”, às 14:30, no espaço multiúsos, seguindo-se às 21:30 uma sessão de cinema com a exibição de “Revolução (sem) sangue (2024)”, de Rui Pedro Sousa.

As comemorações dos 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974 estendem-se até novembro, com atividades mensais, à exceção do mês de agosto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE