Câmaras

Góis tenta impedir encerramento da Escola Básica da Ponte do Sótão

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-09-2014

O Município de Góis interpôs uma providência cautelar com o objetivo de impedir o encerramento da Escola Básica 1 da Ponte do Sótão.

PUBLICIDADE

A presidente da Câmara Municipal de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, reafirma o empenho na defesa dos interesses das populações e frisa que apesar do possível resultado da providência cautelar, a luta mantém-se contra o encerramento da escola.

A Câmara Municipal de Góis afirma  que não pode aceitar tal termo, uma vez que a própria diretriz no que ao número de alunos diz respeito, está a ser cumprida. São 24 crianças, uma delas com necessidades educativas especiais.

PUBLICIDADE

O município acrescenta as dificuldades de logística, nomeadamente ao nível do transporte, uma vez que este cenário implica a aquisição de pelo menos duas viaturas, que no panorama atual, em que já foi aprovado o Fundo de Apoio Municipal, e tendo a autarquia que reduzir, cada vez mais, as despesas, terá, necessariamente, dificuldade em suportar o investimento.

O concelho é bastante disperso, o que vai igualmente, obrigar a um esforço suplementar no que à rotina familiar diz respeito. Tal cenário poderá, mesmo colocar em causa o próprio sucesso escolar, considera Lurdes Castanheira.

PUBLICIDADE

Câmara Municipal de Góis defende qye há razões para o recurso aos tribunais ser favorável à posição defendida pela autarquia, direção do Agrupamento de Escolas, e pelos pais e encarregados de educação.

Todo este processo, que dura há já cinco meses, é ambíguo, uma vez que o Plano  de Atividades de Enriquecimento Curricular aprovado recentemente pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro contempla a escola que por despacho terá que encerrar, conclui a  Câmara Municipal de Góis.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE