Câmaras

Gás natural chega a Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-05-2021

O gás natural canalizado vai chegar a Oliveira do Hospital ainda durante o ano de 2021, anunciou hoje a Câmara Municipal em comunicado enviado ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

Os trabalhos de construção da rede, que começaram em finais do mês de abril na zona Industrial da cidade, já estão a decorrer e o projeto vai ser implementado por fases durante o ano em curso, revela a autarquia.

Numa primeira fase, a Beiragás – Companhia de Gás das Beiras, S.A, que é a entidade concessionária, vai construir os primeiros três quilómetros e meio de rede estruturante para o sistema de distribuição e a Unidade Autónoma de Gás (UAG) que assegurará o abastecimento de gás natural a Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

publicidade

Trata-se de um projeto que prevê um investimento inicial superior a meio milhão de euros e que, nas fases seguintes, contemplará a ampliação da rede à generalidade da malha urbana, possibilitando assim a chegada do gás natural às casas e empresas, à medida que vão existindo as condições técnicas que permitam as ligações à rede de distribuição.

Considerando tratar-se de um investimento de importância estratégica para o desenvolvimento de Oliveira do Hospital, a Câmara Municipal já alienou à empresa concessionária um lote na zona industrial, onde vai ser construída a UAG que transformará o gás líquido em gasoso,  injetando-o na rede.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha, citado na nota de imprensa, que “este investimento vai permitir às pessoas, empresas e instituições, a utilização de uma nova energia mais cómoda, segura e económica”.

Frisando que o “gás natural é essencial para a estratégia de descarbonização da economia, com a futura incorporação de gases de origem renovável, como o biogás e o hidrogénio, José Carlos Alexandrino refere também que está em causa um investimento que contribuirá para a modernização e competitividade do concelho de Oliveira do Hospital”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE