Coimbra

Gaiteiros querem que “Grande Encontro” em Coimbra torne a região numa referência

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 07-01-2024

Imagem: Encontro de Gaiteiros de Almalaguês

Vai realizar-se nos dias 19 e 20 de janeiro, em Almalaguês, o VIII Grande Encontro de Gaiteiros. Trata-se de um evento que, no seu género, já é o maior do país e que este ano contará com a presença de mais de 20 grupos, o que corresponde a mais de 150 gaiteiros.

PUBLICIDADE

Recorde-se que há anos atrás foi inaugurado um belo monumento aos gaiteiros desta freguesia, homenageando assim esta tradição que se mantém viva naquela localidade. Querem que este evento contribua para que Coimbra seja uma região de referência relativamente a este fenómeno cultural que tem características únicas e que não se restringe às áreas rurais. Relembre-se que nos eventos mais importantes da tradição académica, nomeadamente na Latada e Queima da Fitas, o gaiteiro continua presente.

Resgatar a memória de antigos gaiteiros, recolher e recuperar gaitas antigas e repertórios tradicionais foi sempre uma preocupação deste evento. Nesse sentido vai fazer-se uma homenagem a dois antigos gaiteiros da região centro, um dos quais criador do Hino da Gaita de Fole, que será tocado por todos os gaiteiros presentes.

PUBLICIDADE

Haverá ainda lugar à realização de concertos, artes plásticas ao vivo, workshops, palestras, arruadas, peditório, desfile, exposição de instrumentos tradicionais, baile gaiteiro, foliadas, etc.

Todas as regiões de Portugal onde há gaiteiros estarão representadas e tocarão, em conjunto, temas tradicionais dos gaiteiros da região de Coimbra, nomeadamente o Hino da Gaita de Fole e o “Passodobrado”, a que os etnomusicólogos Michel Giacometi, Ernesto Veiga de Oliveira e Armando Leça deram destaque nas recolhas que realizaram na região centro.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, haverá um Concerto de Tributo a Zeca Afonso com Mário Mata e amigos do Zeca, e os gaiteiros tocarão em conjunto o famoso tema “Grândola Vila Morena”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE