Saúde

Funerárias dizem que se “instalou o arraial” no setor. Querem clarificação de norma sobre os funerais

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 12-02-2021

A Associação das Empresas Lutuosas (ANEL) disse hoje que a atualização da norma para a realização de funerais covid-19, feita pela Direção-Geral da Saúde (DGS), “instalou o arraial” no setor, tendo escrito à ministra da Saúde a solicitar clarificação.

PUBLICIDADE

“Nós não sabemos como fazer, não sabemos como vamos atender as pessoas, não sabemos o que podemos proporcionar às pessoas. Falta fazer uma clarificação da norma. O arraial está instalado”, disse o presidente da ANEL, Carlos Almeida.

PUBLICIDADE

Em causa a atualização das normas para a realização de funerais de pessoas com covid-19. As novas regras da DGS preveem que para a cerimónia fúnebre/funeral, o caixão deve preferencialmente manter-se fechado, mas caso seja esse o desejo da família, e houver condições, pode permitir-se a visualização do corpo, desde que rápida, a pelo menos um metro de distância.

A DGS acrescenta que a visualização do corpo pode também ser conseguida através de caixões com visor não sendo permitido, em qualquer uma das situações, tocar no corpo ou no caixão.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas, em declarações à Lusa, Carlos Almeida descreveu situações com as quais os agentes funerários se estão a confrontar no terreno, nomeadamente o facto “das casas mortuárias dos grandes hospitais não permitirem que se faça alguma coisa para mostrar o rosto ou abrir o saco”, descreveu.

Carlos Almeida também partilhou com a Lusa relatos e documentos aos quais já teve acesso de entidades que gerem cemitérios que definiram já as suas próprias regras.

“Considerando que a norma faz depender a abertura dos caixões durante os funerais da existência de condições que garantam distancia mínima de um metro, o impedimento de tocar no mesmo ou sequer no caixão, e considerando que o arruamento do cemitério não tem dimensão suficiente para garantir distanciamento (…) enquanto estiver em vigor a norma da DGS não é permitida a abertura dos caixões nas cerimónias fúnebres”, lê-se num despacho assinado pelo presidente da União de Freguesias do Cacém e São Marcos, concelho de Sintra.

Na carta dirigida na quarta-feira à ministra Marta Temido, Carlos Almeida junta outras perguntas: “Então as estirpes novas só são más para algumas coisas, não são para outras? É no pico da pandemia com cadáveres acumulados a aguardar cremação (oito a 10 dias) que vamos amenizar a dor psicológica dos enlutados em poder visualizar os seus entes queridos já com indícios de putrefação?”.

Carlos Almeida considera que a atualização da norma foi “extemporânea e despropositada”, e lançou “uma celeuma perfeitamente gratuita” por ter acontecido num momento em que “as pessoas estavam conformadas com a situação.

Defendendo que “primeiro devem ser vacinados todos os que estão na cadeia sanitária principal, a ANEL sugere à tutela que copie o que se faz em outros países, dando o exemplo de Espanha onde “já se programa a segunda toma para o setor funerário”, ou seja “já se ultrapassou a questão da prioridade ou não”.

“Mas a manter-se esta teimosia despropositada, propomos que a visualização dos cadáveres só seja permitida até às 72 horas após o falecimento. Com oito dias de espera [para funerais e cremações como está a acontecer na zona de Lisboa], o que vai acontecer é que aquele cadáver apresentará sinais de putrefação e a visualização não funcionará como paliativo de conforto para as pessoas enlutadas”, analisou Carlos Almeida.

Na carta, a ANEL conta que “o empreendedorismo empresarial está sempre um passo à frente e de modo a mitigar os efeitos colaterais, operacionais e psicológicos, e de contágio estabelecidos na norma que permite a visualização do cadáver”, tendo sido criado um sudário com visor.

“Deste modo, fazer coincidir o visor do sudário com o visor da urna, potenciará uma proteção acrescida para todos. Assim, por razões ecológicas [passar a dispensar a utilização de dois sudários], poderá o Estado Português passar a adquirir este modelo com visor, e solucionar para já todo o processo de forma satisfatória para todos”, lê-se na missiva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE