Coimbra

Fundação para a Ciência e Tecnologia apoia 66 projetos com 1,8 ME

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-04-2020

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da linha de financiamento ‘RESEARCH 4 COVID-19’, vai apoiar com 1,8 milhões de euros, 66 projetos que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Numa nota divulgada no seu ‘site’, a FCT adianta ter recebido 302 candidaturas à “linha de financiamento excecional”, criada em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), para dar resposta à pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

Dessas candidaturas, 284 foram admitidas pela Comissão de Avaliação que, posteriormente, propôs para financiamento 66 projetos, dos quais, 24 são projetos sobre diagnóstico da covid-19, 11 sobre estudos clínicos e epidemiológicos, 14 sobre prevenção, seis sobre terapêutica e 11 em outras áreas.

Os projetos agora aprovados e cujo propósito é dar resposta às “necessidades do Serviço Nacional de Saúde” na intervenção e combate à pandemia de covid-19, tem de apresentar resultados “num período curto até ao máximo de três meses”, adianta a FCT.

PUBLICIDADE

publicidade

“Tendo em conta a evolução dinâmica e rápida da situação e o contexto de incerteza em que vivemos, foi previsto que este apoio especial RESEARCH 4 COVID-19 tenha dois períodos para a apresentação de propostas”, avança a FCT, que anunciará nos “próximos dias” qual será o segundo período para a apresentação de candidaturas.

A linha de financiamento pretende mobilizar a capacidade científica e tecnológica existente em Portugal ao serviço do combate ao novo coronavírus, que provoca a doença covid-19.

De acordo com informação divulgada pela FCT o financiamento de cada projeto será até 30 mil euros, para além dos recursos próprios associados a reorientação de equipas e atividades” de investigação e desenvolvimento nas unidades já apoiadas pela FCT.

À ‘RESEARCH 4 COVID-19’ podem candidatar-se unidades de investigação das instituições de ensino superior e os seus institutos, laboratórios do Estado e outras instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que podem apresentar projetos de forma individual ou em parceria, “sendo obrigatória a participação de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde”.

As empresas podem participar nas candidaturas, “desde que em parceria com instituições de investigação”.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal regista 735 mortos associados à covid-19 em 20.863 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE