Vamos

Fundação Luso recupera peça de arte sacra Mater Dolorosa

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-12-2022

As obras de recuperação da peça de arte sacra – Mater Dolorosa – promovidas pela Fundação Luso, já se encontram concluídas e a peça já está em exposição no Convento de Santa Cruz do Bussaco.

PUBLICIDADE

Depois de um longo e minucioso processo de restauro, a imagem da Mater Dolorosa pode ser visitada no Convento de Santa Cruz do Bussaco, a par da Exposição de Presépios, da coleção da Sra. Dra. Maria Cavaco Silva, inserida no Programa de Natal da Fundação Mata do Bussaco, “Natal na Mata”, que se encontra aqui a decorrer até dia 8 de janeiro de 2023. As obras de restauro da Mater Dolorosa iniciaram-se em 2020 e o investimento foi proveniente da receita gerada pela Exposição «A qualidade e a diversidade das Águas Minerais Naturais e a sua relevância para a Saúde».

A peça de arte sacra datada do século XVIII e enquadrada no estilo da escultura da época, apresentava vários problemas de conservação e a intervenção realizada foi preferencialmente de conservação.

PUBLICIDADE

O processo de conservação e restauro foi levado a cabo pelo Laboratório de Conservação e Restauro do Mosteiro de Santa Clara a Velha, da Direção Regional da Cultura do Centro, à semelhança de duas imagens, São João da Cruz e Santo Elias, que já se encontram recuperadas e expostas no altar-mor, também financiadas com as receitas obtidas nas exposições anuais no Casino de Luso nos anos 2018 e 2019.

“É com enorme orgulho que vemos concluída a recuperação da imagem da Mater Dolorosa, uma peça de arte com elevado valor cultural, histórico e patrimonial. Pretendemos continuar a promover iniciativas que contribuam para a conservação e restauro de peças de arte únicas do espólio do Convento de Santa Cruz do Bussaco com o envolvimento da comunidade.”, sublinha Nuno Pinto de Magalhães, presidente da Fundação Luso, anunciando desde já a recuperação da 4ª peça de arte sacra deste mesmo Convento, a de São Pedro.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE