Educação

Fundação ADFP abre candidaturas a bolsas de estudo para crianças “brilhantes“   

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 02-04-2023

A Fundação ADFP lança, pelo quinto ano consecutivo, as candidaturas a Bolsa de Estudo no St. Paul’s School.

PUBLICIDADE

A ADFP salienta que o “St. Paul’s School é um colégio privado, sem apoios do Estado, onde as famílias investem num ensino bilingue, de excelência, para os seus filhos. O cariz privado do St. Paul´s Schoool impede algumas crianças de o frequentar, devido a insuficiência económica da família para fazer face às mensalidades”.

A instituição considera ser prioridade nacional promover a liberdade de ensino e um sistema educativo que privilegie a valorização das capacidades intelectuais dos alunos.

PUBLICIDADE

Conclui que as crianças talentosas ou sobredotadas devem merecer uma atenção especial por parte da escola e da comunidade, não sendo só responsabilidade da família.

“Estas crianças, de competências e desempenho escolar acima do regular, vêem, muitas vezes as suas necessidades serem relegadas, sem um sistema de ensino que responda às suas potencialidades, recorda a entidade liderada por Jaime Ramos.

PUBLICIDADE

publicidade

Dentro deste contexto, a Fundação ADFP tem desenvolvido o projeto “Mentes Brilhantes“, que visa “a deteção de crianças sobredotadas, procurando combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo”. 

Há países onde as melhores escolas privadas concedem bolsas a alunos de excelência, com insuficiência económica, prática que a Fundação ADFP segue no St Paul’s School. 

Nesse sentido, a Fundação promove, pelo quinto ano consecutivo, a atribuição de bolsas de estudo, no ano letivo 2023/2024, para alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos.

As bolsas de estudos têm por base o rendimento familiar per capita e engloba os valores da inscrição e das propinas. Os restantes serviços que o colégio disponibiliza, nomeadamente aquisição do uniforme, alimentação e transporte, poderão também ser gratuitos ou ter valor reduzido, de acordo com os rendimentos das famílias. 

Os critérios de seleção dos candidatos assentam “no mérito académico (desempenho obtido nos dois períodos letivos e em anos letivos transatos), na recomendação do aluno por parte de docentes ou diretores de estabelecimentos de ensino que tenham frequentado, e entrevistas a realizar com o aluno e respetiva família”. 

Os interessados poderão submeter a sua candidatura eletrónica até ao dia 30 de abril de 2023, através de formulário disponibilizado aqui.

O St Paul’s insere-se numa filosofia filantrópica da Fundação ADFP de apoio ao desenvolvimento local e regional, visando a melhoria do bem-estar coletivo. 

“Perante a inexistência de um colégio bilingue, de cariz internacional, em Coimbra, a Fundação decidiu criar o St. Paul’s School, de modo a garantir às famílias de classe média um ensino diferenciado e alternativo ao existente”, afiança.

O St. Paul’s School tem capacidade para receber filhos de quadros internacionais, cujas famílias necessitam de ensino bilingue, e “garantir aos residentes a necessidade de não terem de migrar para Lisboa, Porto ou outra grande cidade onde existem colégios similares”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE