Primeira Página

“Quando for grande quero ser psicóloga”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-11-2016

 

PUBLICIDADE

No próximo dia 26 de novembro (sábado), às 16h00, é apresentado, na Biblioteca Municipal de Coimbra, o livro “Quando for grande quero ser psicóloga”, de autoria de Joana Ribeiro Correia.

unnamed-20

PUBLICIDADE

Joana Correia nasceu em 1984, em Coimbra, e vive em Miranda do Corvo. É licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica, ramo de Psicoterapias.

Quando for grande quero ser Psicóloga é a história de uma menina chamada Gabriela, de 6 anos, que possui uma curiosidade espontânea sobre a profissão da sua Mimi. Com o respeito que Mimi tem por esta curiosidade nasce uma bonita conversa. Lado a lado, o diálogo entre as duas sobre a profissão da Mimi dá vazão aos problemas enfrentados diariamente por Gabriela na escola. Mimi recorre ao mundo imaginário com duas personagens, que podemos ter sempre perto de nós (a Luzinha e o Sr. Invejoso) fazendo, assim, chegar uma bonita mensagem à doce Gabriela sobre a competitividade tanto no mundo escolar como no seu dia-a-dia.

PUBLICIDADE

publicidade

A psicóloga clínica revelou, desde sempre, “vontade e gosto por trabalhar com crianças”. O exemplo desse “fascínio especial” está presente no seu livro, a avaliar não apenas pelo seu conteúdo mas, também, por contar com o contributo de Gabriela Correia Agostinho, a sobrinha da autora que, com apenas 6 anos, fez as ilustrações da obra. E não só. Considera Joana Correia que “a essência e a transparência [das crianças] torna-se um desafio aliciante para iniciar belas viagens mentais conseguindo alertar-me para pequenas situações do dia-a-dia que têm tanta importância para um futuro próximo”.

unnamed-21

Inspirada em muitas horas de conversa com a pequena ilustradora, através das quais tenta incutir-lhe valores que, refere, “desejo que guarde para o dia-a-dia”, acredita que, com este livro, “possa passar uma pequena mensagem a todos os pequenos e grandes leitores, que podemos viver uma vida serena com a nossa luz sem ter que apagar a luz de mais ninguém”. E, conclui Joana Correia, “é um bonito gesto mostrar às nossas crianças que a competitividade tem porção certa para ser usada!”.

Ana Cristina Almeida, professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, prefacia esta obra que considera que “nasce da necessidade e da autenticidade de uma relação de afeto que vai, com certeza, ser digna de leituras de crianças e adultos. Serve a quem vê a Psicologia envolta numa névoa, que vai pairando ora sobre a Saúde, a Educação, a Justiça ou a Comunidade, serve também a quem gostaria de ver melhor explicada a profissão, como um mote para conversas a continuar.”

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE