Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

“O fogo veio dos pinhais e andava de quintal em quintal”

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-10-2017

 

PUBLICIDADE

As chamas, que eclodiram na zona de Quiaios, concelho da Figueira da Foz e que se estenderam, a norte, aos concelhos de Cantanhede e Mira, afetaram os pavilhões industriais de uma indústria de cerâmica na Tocha, cuja administração reuniu hoje com os trabalhadores, comunicando-lhes a intenção de “reerguer o mais depressa possível” as instalações, adiantou, por seu turno, uma funcionária fabril.

A empresa, que emprega 140 pessoas, vai ser reconstruída, disse hoje o presidente da junta de freguesia. “Amanhã [terça-feira] já querem começar a recuperar a fábrica. Emprega muita gente, são 140 postos de trabalho diretos, fora os indiretos”, salientou Fernando Pais Alves.

No concelho de Cantanhede, o incêndio afetou, para além da zona industrial da Tocha, diversas povoações, como Berlengas, Povoeiras ou Caniceira, entre outras, onde arderam pelo menos duas casas e vários anexos, um automóvel, barracões e equipamentos agrícolas, uma oficina e duas vacarias.

O presidente da junta da Tocha enalteceu o trabalho dos bombeiros de Cantanhede, quer “na defesa dos bens das pessoas”, quer impedindo que as chamas consumissem o parque de campismo municipal da Praia da Tocha, instalação que foi evacuada ao final da tarde de domingo.

Na localidade de Caniceira, Vítor Roça, um dos moradores, contou à Lusa que foi a sua intervenção “e de mais três ou quatro” pessoas – que se recusaram a abandonar a povoação – que levou a que não tivessem ardido habitações.

PUBLICIDADE

“O fogo veio dos pinhais e andava de quintal em quintal. Houve quem não saísse daqui para poder defender as casas”, ilustrou.

As centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram pelo menos 38 mortos e dezenas de feridos, além de terem obrigado a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com