Saúde

Fique atento a este sintoma de Parkinson que se revela quando vai à casa de banho

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 meses atrás em 15-05-2023

São dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que revelam que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença de Parkinson.

PUBLICIDADE

Segundo o Notícias ao Minuto, “estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. A doença está associada a vários sintomas e os mais conhecidos são os tremores. No entanto, existem outros sintomas menos conhecidos, como a prisão de ventre persistente, que podem aparecer nas fases iniciais da doença”.

Além disso, um estudo que envolveu 700 mil pessoas, e foi citado pelo Huffpost, sugere que a obstipação é capaz de aparecer décadas antes do diagnóstico de Parkinson. Este sintoma é registado em mais de 60% dos indivíduos com a doença, de acordo com um estudo feito em 2018. Aliás, cerca de um quarto relatava obstipação antes do início dos sintomas motores.

PUBLICIDADE

 “Portanto, a identificação precoce da obstipação como um sintoma de Parkinson pode ajudar no diagnóstico e tratamento precoces, além de contribuir para a prevenção de outras complicações”, pode ler-se na notícia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE