Governo

Filomena Serras Pereira nomeada presidente do Instituto do Cinema e Audiovisual

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 15-01-2014

 A Secretaria de Estado da Cultura (SEC) anunciou hoje que nomeou Filomena Serras Pereira presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), na sequência do concurso público para cargos dirigentes.

PUBLICIDADE

De acordo com uma nota do gabinete do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, Filomena Serras Pereira foi escolhida entre três candidatos propostos à tutela pela comissão de recrutamento responsável pelo concurso público.

Filomena Serras Pereira ocupava o cargo em regime de substituição na sequência da demissão do anterior presidente, José Pedro Ribeiro, em novembro de 2013.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o cargo de vice-presidente do ICA foi nomeada Ana Cristina Assis Marques Passos, segundo a nota da SEC.

A Secretaria de Estado recorda que o procedimento concursal foi conduzido pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CREsAP), que depois de ter recebido as candidaturas, selecionou 18 numa primeira fase e apurou três candidatos finais que foram apresentados à tutela da cultura.

PUBLICIDADE

Além de Filomena Serras Pereira, os outros dois candidatos apurados para a proposta final foram Pedro Berhan da Costa, atualmente diretor do Gabinete dos Meios para a Comunicação Social e ex-presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM, 1999-2002), e Anabela dos Santos Afonso, que desempenhou vários cargos em departamentos sob tutela da SEC.

De acordo com a nota do gabinete da SEC, os três candidatos “foram entrevistados, pessoalmente, pelo secretário de Estado da Cultura”.

Maria Filomena Allen Serras Pereira Furtado, licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, desempenhou funções em vários cargos do Instituto do Cinema desde 1999.

Foi assessora do conselho diretivo do ICA (2013), diretora do Departamento de Cinema e Audiovisual do ICA (2012-2013), chefe de divisão de Programas e Projetos do ICA (2007-2012), diretora do Departamento de Fomento da Indústria de Conteúdos Culturais do ICAM (2004-2007) e anteriormente diretora do Departamento Administrativo e Financeiro do ICAM (1999-2004).

Nomeada para vice-presidente, Ana Cristina Assis dos Santos da Costa Dias Marques Passos é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, e pós-graduada em Direito da Comunicação pelo Instituto Jurídico de Comunicação Social da Universidade de Coimbra e em Propriedade Industrial e Direitos de Autor pela Universidade Lusíada.

Desempenhou funções como adjunta de vários membros do Governo no âmbito dos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX Governos Constitucionais, foi consultora jurídica na ADENE- Agência para a Energia (2010-2011) e diretora do gabinete jurídico da Radiotelevisão Portuguesa, (2000-2003).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE