Desporto

Filipe Albuquerque em 43.º nas 24 Horas de Daytona

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 29-01-2024

 O piloto português Filipe Albuquerque (Acura) terminou hoje na 43.ª posição as 24 Horas de Daytona, primeira prova do campeonato norte-americano de resistência, sendo nono da sua categoria.

PUBLICIDADE

Largando da sexta posição da grelha, o piloto natural de Coimbra ainda chegou a passar pela liderança mas, após oito horas de corrida, um problema elétrico deixou o Acura parado em pista e obrigou a equipa a perder 40 voltas nas ‘boxes’ para reparar a avaria.

“Estava destinado que não seria para nós, infelizmente. Mas nas primeiras horas de corrida ficámos verdadeiramente surpreendidos com o nosso andamento. Não esperávamos estar tão competitivos tendo em conta ‘bop’ [Balance of Performance] do nosso carro. Mas quanto mais nos aproximávamos dos pilotos à nossa frente, mais otimistas ficávamos e começámos a acreditar que um lugar no pódio seria possível. Só que durou pouco”, começou por dizer.

PUBLICIDADE

Filipe Albuquerque, que fez equipa com Ricky Taylor, Brendon Hartley e Marcus Ericksson, explicou que, “do nada”, ficou parado na pista “com o carro sem qualquer reação”.

“Percebemos que foi um cabo que partiu e que deixou de enviar corrente para o carro. A equipa conseguiu resolver o problema, mas já era tarde de mais”, lamentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Albuquerque acabaria por terminar em 43.º da geral, nono da categoria principal, numa prova ganha por Felipe Nasr, Matt Campbell, Joseph Newgarden e Dane Cameron, em Porsche.

Tom Blonqvist, Pipo Derani e Jack Aitken (Cadillac) foram segundos, com o outro Acura da Taylor Racing em terceiro, com Louis Deletraz, Colton Herta, Jenson Button e Jordan Taylor.

“Fica a sensação de que poderíamos estar nos lugares do pódio, como aliás ficaram os nossos companheiros de equipa. Mas não vale a pena chorar no leite derramado. Agora, é levantar a cabeça e pensar já na próxima corrida do campeonato, que será em Sebring. Nunca venci nesse circuito, por isso está na altura de meter para trás das costas vários males” rematou.

O outro português em prova, João Barbosa (Ligier), terminou em 45.º da geral, nono dos LMP2, a segunda categoria mais importante.

As 12h de Sebring acontecem a 16 de março.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE