Vamos

Filarmónicas dão espetáculos em 10 freguesias de Soure

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 24-02-2023

A edição deste ano do programa “Filarmonias”, em Soure, começa no sábado e prolonga-se até 30 de abril, abrangendo uma dezena de concertos nas 10 freguesias do concelho.

PUBLICIDADE

Os dois primeiros espetáculos da iniciativa “Filarmonias – 10 concertos, 10 freguesias” realizam-se no sábado e no domingo, às 21:00 e 16:00, respetivamente, na Casa do Povo de Vila Nova de Anços e no Centro Paroquial de Queitide, com atuações da Filarmónica 15 de Agosto Alfarelense.

“No âmbito das políticas de apoio e incentivo à cultura levadas a cabo pela Câmara Municipal de Soure, a autarquia tem procurado dinamizar atividades e promover o que de melhor se faz no concelho”, refere o município em comunicado.

PUBLICIDADE

Soure, no distrito de Coimbra, “afirma-se culturalmente pela excelente execução musical dos instrumentistas e das filarmónicas” e tem sido palco de “brilhantes concertos”, podendo a música ser considerada “um dos ex-líbris culturais” do concelho.

Ao organizar “Filarmonias”, a autarquia liderada por Mário Jorge Nunes tem procurado “fazer chegar a música a todo o território do concelho”, segundo a nota.

PUBLICIDADE

publicidade

“O objetivo é descentralizar as atividades culturais, fazendo chegar este programa a todas as freguesias e promover a diversidade musical, uma vez que as filarmónicas não atuarão na sua freguesia de origem”, informa.

Desta vez, na “impossibilidade de participação” da banda de Soure, foram também convidadas a Associação Musical União Filarmónica Maiorquense (Figueira da Foz) e a Filarmónica Marialva de Cantanhede.

“As atuações incluem reportórios com músicas sobejamente conhecidas pelo público e novos arranjos musicais, fruto do trabalho desenvolvido por instrumentistas, maestros e direções das bandas”, adianta a Câmara de Soure, concelho onde existem cinco bandas filarmónicas reconhecidas pela “intensa atividade e dinamismo demonstrados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE