Coimbra

Filarmónica de Abrunheira brinda comunidade com Concerto do Dia Internacional da Mulher

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 09-03-2020

Na Abrunheira, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado com muita música, folclore, juventude e poesia. No dia 8 de março, a cultura ganhou mais dimensão com o concerto da FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira.

PUBLICIDADE


Ao agradecer “a colaboração de todos”, Bruno Rodrigues, presidente da FIRA, sublinhou: “Este é um dia de festa e que marca também o início da atividade musical da FIRA neste ano, com este concerto extraordinário”.


Ao pedir uma salva de palmas para os jovens da escola de música que se apresentaram, pela primeira vez, em palco, a vereadora da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Diana Andrade, aproveitou para deixar palavras de elogio à instituição abrunheirense e ao maestro Luís Mota pelo trabalho desenvolvido e que permite “assegurar a continuidade da FIRA”.
Na ocasião, Diana Andrade fez referência a alguns dados que continuam a perpetuar a desigualdade entre homens e mulheres, mas também destacou muitas das conquistas já alcançadas.

PUBLICIDADE


“Por isso é que este evento em que celebramos o Dia Internacional da Mulher é tão importante e está a ser celebrado com homens e com mulheres. Peço-vos, a vocês mulheres, que se afirmem todos os dias. Peço-vos, a vocês homens, que se afirmem pelas vossas mulheres, pelas vossas mães e pelas vossas filhas. Porque, com toda a certeza, um futuro mais igual será, garantidamente, um futuro melhor para todos”.


Ao longo da tarde, a música tomou conta da sala de espetáculos da FIRA, mas também houve espaço para muitas surpresas e emoção, destacando-se a oferta de uma flor às mulheres presentes, a declamação do poema “A mulher mais bonita do mundo”, de José Luís Peixoto, uma breve homenagem póstuma a José Pais, elemento da FIRA, e a atuação surpresa do Rancho das Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira.

PUBLICIDADE

publicidade


No dia 28 de março, a FIRA volta a ficar me festa com a realização da IV Noite de Fados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE